Há quem queira garantir privacidade, outros, tornar os ambientes mais aconchegantes. Há ainda, aqueles que buscam sofisticação e elegância dos espaços. Para atender a todas essas questões, nada melhor do que uma boa cortina.
Ao contrário do que se possa imaginar, as cortinas em tecido ainda reservam seus lugares especiais, mesmo com o surgimento de novas tecnologias aplicadas em sistemas de persianas.
A arquiteta Cláudia Meyer conta que a grande procura, seguindo a tendência atual, são por sistemas de aplicação que tenham facilidade de manuseio e de manutenção. ''Todos querem materiais que funcionem bem e tenham durabilidade como, por exemplo, os tecidos em varões e ilhoses, que dão leveza e são fáceis de serem retirados para lavagem'', diz.
E para não errar na hora de compor o ambiente, Cláudia dá algumas dicas importantes, como a procura por mão de obra qualificada e a avaliação prévia de cada local. ''Para isto devemos levar em conta a insolação do vão a ser coberto, a utilização do ambiente, se são quartos ou locais sociais e se queremos esconder ou expor algo'', indica.
Se preferir aliar tecnologia às cortinas em tecido, no mercado a boa novidade fica por conta da mecanização das peças, onde através de um toque no controle remoto é possível abrir ou fechá-las, além do acionamento de corda, muito indicado para locais com pé direito alto ou duplo. ''Isto também as mantém limpas por mais tempo'', afirma.
Então, que seja em uma versão mais discreta ou com toques de ousadia, a intenção sempre será boa quando o objetivo for vestir as janelas com charme e sofisticação.
No projeto de interiores de Cláudia Meyer, a sala de estar ganha charme com a cortina em linho com transparência.
Para o quarto do casal, a Tok&Stok apresenta modelo em voal verde, valorizando as tonalidades das peças em madeira.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Da Vivain: cortina com monofilamento em seda, seguindo a tendência das listras em cores neutras.
Na cartela de opções da Vivain, destaque para os modelos em linho com blackout ou com seda, o tafetá amassado e o voal rústico.
Para a janela lateral do apartamento, a arquiteta Cláudia escolheu a cortina em linho, com textura e transparência. (direita)
Para um clima aconchegante e sofisticado, a arquiteta optou pela cortina em voal, com bandeira lateral para a sala de estar. (esquerda)