Na hora de construir, a escolha do tipo de tijolo é fundamental. Geralmente, por ser cerâmico, este material apresenta um bom desempenho térmico. A facilidade de ser encontrado e utilizado é outra vantagem. No entanto, a falta de padronização da maior parte das peças gera muitas quebras para encaixe durante a obra, contribuindo com o desperdício e produção de entulho.
A decisão na hora da compra deve ser orientada pelo tipo do projeto, resistência térmica e custo. Nessa escolha, talvez o assunto com peso maior seja o custo. Neste caso, não pense apenas no valor da unidade, mas no valor final das paredes. Para isso, considere a argamassa de assentamento e revestimento. Tijolos mais baratos dão prejuízo, pois a perda é grande e as imperfeições precisam ser corrigidas com aumento na espessura da massa, gastando mais cimento.
Conheça a seguir os principais tipos de tijolos, seus usos, vantagens e desvantagens.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Tijolo maciço, à vista, comum ou de barro cozido
Apesar de tantos nomes o tijolo maciço é pequeno, mas exige um gasto relativamente elevado com argamassa e mão-de-obra. Por outro lado, proporciona grande conforto térmico e acústico.
Se a ideia é deixar a alvenaria aparente, invista nos vários modelos e cores, mas não se esqueça de impermeabilizá-los. Para evitar o desgaste natural ou infiltrações, é necessária a aplicação de vernizes e selantes.
Tijolo de furo ou tijolo baiano
É o mais barato, porém tem maior índice de desperdício. Não suporta cargas estruturais, porém possui desempenho térmico superior ao tijolo comum. As ranhuras facilitam a aderência da argamassa e os furos diminuem seu peso. É facilmente encontrado para compra. Em geral se encontra os de 6 furos e de 8 furos, mas há uma grande variedade de tijolos furados.
Tijolo laminado
Estes, por sua vez, são mais resistentes e menos porosos, o que resulta em uma menor absorção de água. É perfeito para alvenaria aparente, pois a superfície lisa confere bom acabamento e não permite a aplicação de argamassa de revestimento. A desvantagem é o custo. Seu assentamento é mais caro, pois os furos absorvem grande quantidade de argamassa.
Tijolo refratário
Um tipo especial de tijolo feito com argila enriquecida e materiais que diminuem a absorção de calor, suportando altas temperaturas. Funcionam bem como isolantes térmicos.
Tijolos de solo-cimento
Uma boa alternativa aos blocos de concreto, ótima solução para habilitações populares. Construções feitas com solo-cimento resultam em ambientes com ótimo conforto térmico, deixando mais estável a temperatura interna. (Fonte: Hagah/SC)