Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite desperdícios

Descubra qual é o melhor tijolo para sua construção

Redação Bonde
29 nov 2012 às 08:06
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de construir, a escolha do tipo de tijolo é fundamental. Geralmente, por ser cerâmico, este material apresenta um bom desempenho térmico. A facilidade de ser encontrado e utilizado é outra vantagem. No entanto, a falta de padronização da maior parte das peças gera muitas quebras para encaixe durante a obra, contribuindo com o desperdício e produção de entulho.

A decisão na hora da compra deve ser orientada pelo tipo do projeto, resistência térmica e custo. Nessa escolha, talvez o assunto com peso maior seja o custo. Neste caso, não pense apenas no valor da unidade, mas no valor final das paredes. Para isso, considere a argamassa de assentamento e revestimento. Tijolos mais baratos dão prejuízo, pois a perda é grande e as imperfeições precisam ser corrigidas com aumento na espessura da massa, gastando mais cimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conheça a seguir os principais tipos de tijolos, seus usos, vantagens e desvantagens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Tijolo maciço, à vista, comum ou de barro cozido

Publicidade


Apesar de tantos nomes o tijolo maciço é pequeno, mas exige um gasto relativamente elevado com argamassa e mão-de-obra. Por outro lado, proporciona grande conforto térmico e acústico.


Se a ideia é deixar a alvenaria aparente, invista nos vários modelos e cores, mas não se esqueça de impermeabilizá-los. Para evitar o desgaste natural ou infiltrações, é necessária a aplicação de vernizes e selantes.

Publicidade


Tijolo de furo ou tijolo baiano


É o mais barato, porém tem maior índice de desperdício. Não suporta cargas estruturais, porém possui desempenho térmico superior ao tijolo comum. As ranhuras facilitam a aderência da argamassa e os furos diminuem seu peso. É facilmente encontrado para compra. Em geral se encontra os de 6 furos e de 8 furos, mas há uma grande variedade de tijolos furados.

Publicidade


Tijolo laminado


Estes, por sua vez, são mais resistentes e menos porosos, o que resulta em uma menor absorção de água. É perfeito para alvenaria aparente, pois a superfície lisa confere bom acabamento e não permite a aplicação de argamassa de revestimento. A desvantagem é o custo. Seu assentamento é mais caro, pois os furos absorvem grande quantidade de argamassa.

Publicidade


Tijolo refratário


Um tipo especial de tijolo feito com argila enriquecida e materiais que diminuem a absorção de calor, suportando altas temperaturas. Funcionam bem como isolantes térmicos.


Tijolos de solo-cimento

Uma boa alternativa aos blocos de concreto, ótima solução para habilitações populares. Construções feitas com solo-cimento resultam em ambientes com ótimo conforto térmico, deixando mais estável a temperatura interna. (Fonte: Hagah/SC)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade