Os caixotes de madeira, aqueles usados em feiras livres ou mercados de hortifrutis, são mais uma prova de que beleza e sustentabilidade podem andar juntas. Afinal para que descartá-los, se elem rendem móveis e acessórios capazes de deixar a decoração da casa atual e descolada.
Com muita criatividade, usando tintas, tecidos e adesivos, entre outros materiais, o que iria para o lixo pode ser transformado em móveis para salas, cozinhas, quartos, áreas de lazer e até mesmo para o banheiro.
Na edição de fevereiro da revista Casa e Jardim, uma reportagem enumerou 10 dicas para quem curte os caixotes decorados. Confira as orientações, solte a criatividade e faça lindas peças para sua casa.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
1. Feitos de madeira de baixa qualidade, os caixotes precisam ser escolhidos com atenção. Prefira sempre os modelos mais novos, firmes e de tons claros.
2. Caso seu projeto demande várias unidades, como por exemplo uma estante, procure comprar todas no mesmo lugar. Maiores são as chances de o conjunto ficar estável.
3. Prefira as caixas que transportaram laranjas. São mais fortes e aguentam peso.
4. Por ser rústica, a madeira costuma ter farpas. Para removê-las, lixe toda a superfície, incluindo os vãos entre as ripas. Com a lixadeira elétrica o trabalho fica mais fácil.
5. Ainda que se saiba da procedência das caixas, antes de pintá-las passe um produto anticupim, à venda em lojas de material de construção.
6. Entre pintar os caixotes com tinta spray ou látex, prefira a segunda opção, passada com rolo de pintura. Duas demãos são suficientes.
7. Revestir a madeira com tecido é uma boa ideia. Use cola branca, espalhando-a com um pincel largo ou rolo. Lembre-se de que a versão com tecido não poderá ficar em áreas externas.
8. Se você pretende parafusar o caixote na parede, atenção na hora de furar: por ser relativamente frágil, a madeira da base pode rachar.
9. Ao colocar rodízios, prefira os modelos de encaixar (e não de furar), encontrados em casas de ferragens.
10. Caixotes dão graça e estilo ao ambiente, mas são soluções temporárias. Quando utilizados em funções mais leves – cachepô, caixa de brinquedos, revisteiro – eles duram mais tempo. (Fonte: Revista Casa e Jardim)