Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Economia

Faça você mesmo: dicas para pintar a casa sem ajuda profissional

Redação Bonde
16 ago 2016 às 10:24
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma nova pintura pode transformar os ambientes da casa. Cada tonalidade pode proporcionar uma sensação diferente, como tranqüilidade, frescor ou aconchego. As facilidades de manuseio e utilização das tintas estimulam a prática da bricolagem. Para auxiliar os consumidores que desejam economizar e ainda serem responsáveis pela transformação do lar, o arquiteto César Augusto Pasquini, da Telhanorte, orienta quais acessórios, além da tinta, devem utilizados.

O profissional lembra que, antes de iniciar, a segurança deve ser lembrada. Utilizar itens como óculos, máscara e luvas protegem, evitam respingos nos olhos ou a inalação de poeira. Proteger o piso e os móveis também é parte importante antes de iniciar o trabalho com a pintura. "O protetor Salva Piso, a lona e a fita adesiva impedem a transferência da tinta para o chão, móveis e batentes de portas e janelas", diz César.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a parede receber a tinta, é necessário que as imperfeições estejam corrigidas e as paredes niveladas. "Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida pode ser utilizada. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é utilizar a massa acrílica", aconselha o arquiteto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida


Para aplicar a massa, uma espátula pode ser utilizada. Após a aplicação e a secagem da massa, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento. Para a pintura, há outros acessórios que são necessários, como o mexedor, a bandeja e o rolo. "Utilize o mexedor assim que abrir a lata de tinta para deixá-la homogênea. Em seguida, despeje a tinta no fundo da bandeja. Na bandeja, é necessário retirar o excesso de tinta do rolo, evitando manchas na parede", explica Pasquini.

Publicidade


Com relação ao rolos e trinchas, que são mais conhecidas como pincéis, existem diversidades de modelos e tamanhos. Os rolos, por exemplo, podem ser sintéticos, de lã ou de lã mistas. Já as trinchas são utilizadas nos acabamentos mais finos, como rodapés ou contorno de teto.


E como calcular a quantidade de tinta para o ambiente?


Definir a quantidade de tinta para o ambiente, sem desperdiçar ou sem a necessidade de retornar à loja para comprar mais uma unidade não é tarefa fácil. Por isso, existe o aplicativo Cálculo de Tintas, disponível no site da Telhanorte, que é compatível com Android e IOS. A especificação é feita por meio da metragem do espaço e do detalhamento da tinta que será empregada na superfície. Para calcular acesse o site oficial.

Seguindo as dicas, é possível pintar facilmente as paredes da casa e o melhor: economizando.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade