Cheias de cores, dinamismo e criatividade, as pastilhas estão ganhando espaço no design de interiores. Cada vez mais, profissionais estão usando esse material em seus projetos para tornar os espaços belos, atuais e inovadores.
"A pastilha é um ícone da atualidade. Ela reflete o frescor, a nova atmosfera do design e das novas tecnologias, dos materiais e revestimentos. Elas trazem ainda cor a qualquer espaço, tornando-o mais despojado", ressaltam as designers de interiores, Fabiana Visacro e Laura Santos, da VS Design.
Há vários tipos de pastilhas disponíveis no mercado para complementar e compor diversos ambientes. "Existem pastilhas que simulam joias, como por exemplo, a madrepérola. Outras são rústicas e se assemelham a pedras. Elas podem ser brilhosas, foscas e até mesmo espelhadas. Podem imitar ainda o aço ou cobre. Elas são realmente peças chave quando o assunto é inovar e colorir", asseguram Fabiana e Laura.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Hoje, elas são utilizadas em quase todo tipo de ambiente, como cozinha, sala, banheiro, espaço gourmet e varandas. A variedade de cores e materiais fazem que com esse revestimento fique bem em qualquer decoração. "Além das cores, a facilidade de harmonizar e equilibrar simetricamente as pastilhas com qualquer tipo e tamanho de azulejo ou de outros revestimentos é um ponto positivo, que faz com que elas sejam mais especificadas ainda nos projetos", explica a designer de interiores Iara Santos".
O uso de pastilhas, de fato, só acrescenta ao ambiente. "Elas proporcionam, entre outras coisas, leveza, personalização, beleza e valorização do espaço. Entretanto, devem ser usadas com cautela. Nada de excessos", adverte Iara.
Para um resultado mais satisfatório, recomenda-se optar por mão de obra qualificada na hora de assentar as pastilhas. "É importante que seja tudo desenvolvido por profissionais, caso contrário, o acabamento pode desvalorizar a pastilha e até mesmo causar um efeito negativo ao ambiente", finalizam Fabiana e Laura.