Várias cidades bateram recorde de temperatura depois que uma onda de calor invadiu quase todo o Brasil. O calorão gera reclamações e mal estar em várias pessoas. E isso é apenas um exemplo. A verdade é que a alta das temperaturas tem provocado muito inconvenientes. Para correr das altas temperaturas e ainda dar um up no ambiente, profissionais sugerem lançar mão de cortinas multifuncionais que embelezam e diminuem a incidência de raios solares nos espaços.
Mas, pelo menos para os ambientes internos, existem algumas soluções. Para fugir do clima quente vale abusar do ventilador, ar condicionado e de muitos banhos frios, mas há outras alternativas que também ajudam a amenizar a temperatura e incidência de raios solares no ambiente – sem consumir energia. Segundo Rina Marchetti, proprietária da loja Marchetti Interiores, as cortinas podem, além de embelezar o ambiente, ser um aliado contra o calor.
A profissional conta quais os tipos de cortinas são ideais para essa função: "No caso das cortinas de tecido, gosto muito de trabalhar com um tergal verão ou até mesmo um tergal light. O forro da cortina, além de reter bastante o sol e proteger o tecido, traz uma sensação de frescor".
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Outra opção muito recomendada é a cortina rolô tela solar que reduz até 95% a entrada de raios solares, reduzindo a sensação de calorão. "Essa cortina pode ter uma tela mais escura ou mais clara sem ocasionar diminuição na sua capacidade de reter a entrada de calor", salienta Rina.
Ela também dá opções de designs de cortinas para quem quer aliar beleza a conforto térmico. "Cortina de tecido jamais deve ser curta. Se não der para aplicar uma cortina longa, sugiro persianas. Hoje há opções modernas que deixam o espaço lindo. Eu gosto muito de trabalhar também com cortinas na prega francesa e com o linho, acredito que fica mais sofisticado. Tecidos mais finos, principalmente da família do voil, para efeito ilhões ou franzido, gera uma composição bem bacana", ensina.