A falta de espaço pode ser um problema nos apartamentos atuais. Os cômodos estão ficando cada vez mais reduzidos e de difícil segmentação. Porém, com criatividade é possível ter ambientes cheios de sofisticação em poucos metros quadrados.
O "Loft de um Médico", que pode ser visto na Casa Cor Paraná 2014, assinado pela arquiteta Simone Stolfa, em parceria com Bruno Colle, reúne, em 50 m², toda a estrutura necessária para o profissional do segmento, envolvendo funcionalidade e praticidade para o cotidiano. Abordando as principais tendências da arquitetura e decoração, como a utilização de cores sóbrias e iluminação intimista, os arquitetos reuniram requinte e conforto em ambientes delimitados, porém, integrados.
O principal diferencial do espaço foi a utilização de painéis vazados que formam uma divisória, confeccionada exclusivamente para o projeto, lembrando os muxarabis inventados pelos árabes e criados para dar privacidade, auxiliar a circulação de ar, além de filtrar a entrada da luz natural. Para o loft, a divisória serviu para delimitar o setor da cozinha e o living, porém, mantendo a integração dos ambientes.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A sobreposição de elipses em diferentes escalas usinadas em MDF, material ecologicamente correto, com pintura metálica dá um tom futurista à divisória e traz uma atmosfera contemporânea. A iluminação é outro detalhe que merece ser citado, uma vez que este "muxarabi moderno" também pode ser usado para criar um cenário intimista e relaxante.
"A ideia foi criar espaços funcionais e integrados e a partir desta divisória conseguimos propor um novo conceito para espaços compactos, com todas as características dos lofts nova-iorquinos", completa Simone.