Se antes elas ficavam em segundo plano frente ao crescente requinte das cozinhas, agora as áreas de serviço surgem em projetos mais elaborados, aliando funcionalidade e beleza.
Armários embutidos, nichos e gavetões vieram para pôr ordem nos produtos de limpeza, objetos, vassouras e roupas sujas que geralmente se concentram em um só canto. Para isso, vale deixar tudo à mostra e organizado graças aos visores transparentes, ou até mesmo ocultar tudo, como a tábua de passar.
Revestimentos práticos e acabamentos com materiais de fácil manuntenção vão ao encontro da tendência de ampliar a lavanderia, integrando a cozinha ao resto da casa. Entretanto, para que o espaço seja realmente útil, é necessário planejamento: desde a escolha do piso - porcelanato, cerâmica, cimento queimado, entre outros - até o design dos móveis.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Como as áreas dos imóveis estão cada vez menores, a maior prejudicada quase sempre é a área de serviço. Por isso selecionamos algumas dicas de como racionalizar o uso do pouco espaço nestes ambientes. Confira:
Isole o ambiente
Apesar de ser uma recomendação quase impossível para os projetos dos apartamentos atuais, o ideal é que a lavanderia não fique grudada na cozinha, para que as roupas lavadas não fiquem com cheiro de comida. Se este for o caso, coloque uma porta entre a cozinha e a lavanderia.
Escolha o piso adequado
Escolha pisos resistentes à água e deixe uma base de alvenaria de aproximadamente 10 centímetros para os armários que estiverem próximos ao chão. Assim, eles não estragam com a umidade.
Verifique a ventilação
A área deve ser muito bem ventilada para que as roupas possam secar bem. Para isto, a presença de uma boa janela é fundamental, pois ela garante ventilação e iluminação natural. Certifique-se de que o varal fique bem perto da janela. Planeje uma janela que tenha um tamanho igual à pelo menos um quinto do total da área de serviço.
Verifique a iluminação
Use lâmpadas fluorescentes, pois iluminam melhor e não esquentam.
Certifique-se que o tanque, a máquina de lavar e de secar e a tábua de passar roupa recebam boa iluminação.
Ao planejar a área de serviço, lembre-se de colocar uma tomada para cada eletrodoméstico. Não sobrecarregue a parte elétrica utilizando adaptadores de tomada. O ideal é já pensar na disposição dos aparelhos antes de começar a construção. Se já tem uma lavanderia com tomadas insuficientes e mal distribuídas, chame um eletricista.
Deixe as áreas de passagem livres
Coloque ganchos para pendurar as vassouras e rodos;
Coloque os cestos de roupas, material de limpeza e baldes em armários;
Instale prateleiras caso não tenha armários suficientes;
Deixe os armários, máquinas e o tanque encostados na parede para não atrapalhar a movimentação no ambiente;
A tábua de passar roupa deve ser do tipo que pode ser recolhida quando não está sendo usada, para não ocupar espaço;
Os varais internos também devem ser do tipo suspenso.
Organize os objetos de modo prático
Tenha pelo menos dois cestos grandes separados. Um para roupas sujas e outro para roupas limpas. Além disso, coloque um cabideiro, próximo à tábua de passar, para pendurar as roupas passadas e utilize um organizador suspenso, perfeito para separar e organizar as roupas secas a serem passadas.
Existem também suportes para pendurar o ferro e a tábua de passar juntos, assim ficam em um só lugar e ocupam menos espaço.
O ideal quando for guardar os produtos de limpeza é já deixá-los organizados por tipo e utilização: detergentes, limpeza pesada, etc.
Na ausência de ármários planejados, use cestos para organizar os objetos que ficariam soltos nas prateleiras. Além de deixar a área mais organizada, eles conferem um charme especial ao ambiente;
Você também pode aproveitar o espaço para ter uma pequena lixeira para coleta seletiva e fazer com que todos da casa separem os itens que vão para reciclagem; hoje há modelos modernos que combinam com diversos ambientes da casa.