Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prevenção

Polícia Civil orienta população sobre golpe do falso aluguel antes do Carnaval

Redação Bonde com AEN
07 fev 2024 às 17:59
- Fábio Dias/PCPR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Turistas e moradores do Litoral do Paraná estão sendo orientados pela Polícia Civil sobre como prevenir e o que fazer em casos do golpe do falso aluguel. Em época de carnaval as praias ficam mais cheias e os estelionatários se aproveitam dessa situação. 


O golpe funciona assim: o estelionatário anuncia um imóvel com preço abaixo do mercado e o locatário, mesmo sem conhecer o local, fecha o negócio e paga um adiantamento dos valores acertados com o suposto “locador”. Em alguns casos, a farsa acaba sendo descoberta só quando o locatário chega no imóvel, ocasionando transtorno e frustração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o delegado Emmanoel David, uma das principais formas de evitar o problema é visitar a casa antes de fechar o negócio. “Se possível, se desloque até o local que você quer alugar para ver se realmente aquele imóvel existe. Também verifique a avaliações em sites de hospedagem compartilhada", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


A dica é priorizar a locação por meio de imobiliárias ou sites conhecidos que têm protocolos rígidos, ter informações de pessoas que já foram até o local e estar atento a valores e condições de negócios. “Desconfie de ofertas muito baratas e desconfie sempre de pagamentos antecipados", completa. 


Caso seja vítima do golpe, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência. Ele pode ser feito na delegacia mais próxima ou de forma online, pelo site da PCPR. O registro online é rápido e evita deslocamentos desnecessários.


É essencial incluir provas na hora de registrar o B.O. para que os policiais possam realizar as investigações. Elas podem ser capturas de tela da internet, as chaves PIX utilizadas nas transferências de dinheiro, além de print de outras páginas da internet eventualmente utilizadas pelos estelionatários para praticar golpes.


Imagem
Polícia Rodoviária Federal inicia Operação Carnaval 2024 no Paraná
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) iniciará, às 0 hora da sexta-feira (9), a Operação Carnaval 2024 no Paraná.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade