Elegantes, as portas pivoltantes estão cada dia mais presentes nas entradas de casas e apartamentos. Nesse sistema, diferentemente de uma porta comum, a folha gira em torno de um eixo vertical, deslocado da extremidade (o pivô substitui as dobradiças).
As ferragens ficam embutidas no alto e na parte de baixo fazendo a folha girar neste eixo e assim é possível optar por portas mais largas, pesadas e imponentes, e ainda com economia de espaço, pois parte da folha é projetada para fora.
É importante ressaltar que, as portas pivotantes só ficam bonitas e marcantes se tiverem uma boa largura, caso contrario, elas terão a aparência de uma porta comum, com a desvantagem de um vão de passagem menor.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Ao projetar uma porta pivotante de entrada, lembre-se que a largura mínima para esse tipo de porta deve ser de 1,10m, já que o vão de passagem final fica menor do que a largura total da folha.
Também vale lembrar que para esse tipo de porta é preciso utilizar uma fechadura especial, tipo rolete, e um puxador no lugar da maçaneta.