O arquiteto Fabrício Forg criou um projeto de decoração contemporânea com misturas de objetos antigos de família. Esse foi o pedido da proprietária, uma jovem senhora, ao adquirir o novo apartamento em Santos (SP).
Após entender o modo de vida e, principalmente, as referências visuais que cercavam a cliente, o arquiteto escolheu para o projeto, cores, formas e materiais clássicos. Todo o mobiliário e as peças selecionadas possuem detalhes atemporais, como as cadeiras para a mesa de jantar, fabricadas com couro na cor marrom e encosto ergonômico e formato sinuoso. Outro item do espaço que segue o mesmo conceito são as luminárias com acabamento das superfícies que lembram as texturas de vidros antigos.
Já os móveis, trazidos pela nova proprietária do apartamento, foram incorporados na nova decoração com alguns de objetos modernos, como o móvel de TV em cedro castanho, que ganhou novas estantes laterais, projetadas pelo arquiteto.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Obras de arte
Outro desafio proposto a Fabricio Forg foi valorizar as obras de arte da moradora que, em sua antiga casa, ficam escondidas em meio aos objetos utilizados de maneira incorreta na decoração. Dentre as peças de arte, o destaque fica por conta dos casarios que reproduzem cenas de trechos históricos da cidade de Santos, imortalizadas pelas mãos do pintor Omar Pellegatta.
Após conhecer o gosto da cliente por este tipo de obra de arte, Forg se apropriou de uma paleta em tons de bege, ocres e brancos esmaecidos para criar o fundo para a exposição das peças mais clássicas. Embora as superfícies recebessem cores mais antigas, a composição dos móveis e a mescla de materiais como madeira, couro, vidro e aço inox, possibilitou manter o projeto contemporâneo.
Para ressaltar ainda mais visual moderno que a concepção do apartamento pedia, o arquiteto encomendou alguns itens de decoração que pudessem refletir o desejo da cliente. Vasos de diversos formatos, objetos para mesa e "bowls" produzidos com madeira de demolição completaram o visual da sala de estar e jantar.
Na cozinha, os móveis brancos intercalados com madeira clara - desenhados pelo arquiteto, criaram um visual leve para receber os eletrodomésticos em inox, como sempre desejou a nova moradora do apartamento.
O clima aconchegante do projeto foi ressaltado no ponto principal do apartamento, o dormitório master. Nele, Fabrício optou por móveis escuros e papel de parede floral em tons de bege e marrons. O espaço, que recebeu alguns objetos da antiga casa, reflete exatamente o desejo da moradora: criar ambientes aconchegantes, arrojado, mas que guardasse algumas lembranças e peças do passado.