Uma dúvida recorrente para as mães de primeira viagem, é como manter o quarto das crianças sempre bem organizado, sem enlouquecer a cada vez que a criança resolve tirar os brinquedos do lugar. "Pode parecer uma tarefa complicada, mas se cada detalhe for pensado e planejado cuidadosamente, é possível organizar e manter a decoração do ambiente sem muito esforço", afirma a arquiteta Érica Salguero.
É importante que ao planejar os móveis, a circulação no ambiente seja prioridade, para que brinquedos não acabem comprometendo a entrada do quarto. Pensar nas divisões dos armários, bem como sua posição dentro do quarto, são fatores que também colaboram para que seja mais fácil arrumar a bagunça.
Confira as dicas da arquiteta:
Leia mais:
Caixa eleva em até 2 pontos percentuais juros para compra de imóveis
Problemas em imóveis impulsionam ações contra Caixa no Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, afirma ministro
Três em cada dez residências não têm rede de esgoto
Inclua os brinquedos na decoração do ambiente
Quando os brinquedos ficam aparentes em nichos vazados, prateleiras e estantes, é muito mais fácil que a criança encontre o que procura, evitando uma bagunça desnecessária. "Também é possível planejar quartos como se fossem grandes brinquedos, em que cada espaço é pensado para unir lazer e organização. Por exemplo, faça um escorregador na cama e aproveitando o vão em baixo coloque nichos e gavetas, ou coloque uma escadinha que dá acesso a uma casinha de bonecas acima da cama, pode ter gavetas em seus degraus. Skates e pranchas de surf podem ser transformados em prateleiras para o quarto, deixando a decoração bem divertida", aconselha Érica.
Melhores escolhas: baús, nichos e prateleiras
Com a ajuda de baús, caixas organizadoras transparentes, gavetas, cestos e estantes é possível organizar os brinquedos, o material de pintura, papéis e livros. O mais importante é sempre escolher materiais de qualidade e com segurança, para que as crianças tenham a liberdade de acesso aos seus brinquedos, sem que haja risco de se machucarem. "Existem vários tipos de fechos e amortecedores que impedem, por exemplo, das crianças prenderem os dedos nas portas", alerta.
Não acumule brinquedos
As crianças se desenvolvem muito rápido e com o tempo alguns tipos de brinquedos deixam de ser usados e o perfil vai mudando conforme a criança cresce. É importante ficar atendo às fases e não acumular brinquedos velhos. "É importante dar os brinquedos não usados e fora da faixa etária de seu filho, além de fazer feliz uma criança carente você vai ter mais espaço para guardar os brinquedos que realmente são usados".
Escolha a iluminação certa
O projeto de luminotécnica pode ser pensado de forma que dê destaque aos brinquedos, utilizando lâmpadas como dicroica e fita de led. "Existem várias opções, como usar pontos com focos de luz, ou nichos e prateleiras iluminadas", finaliza.