Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ambientes alongados

Quer 'ampliar' o espaço? Entre na onda das estantes e prateleiras baixinhas

Redação Bonde
20 jul 2016 às 16:06
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante muitos anos quando se pensava em estantes a imagem mais comum é daquele móvel alto, quase até o teto e cheio de nichos, onde é possível acomodar de livros e esculturas a eletroeletrônicos. Pois é. Esqueça esse visual. Quando o assunto são estantes e prateleiras, há algum tempo a tendência aponta para baixo. São as peças 'baixinhas' que estão em alta.

Normalmente alongadas para ocupar toda a parede, a grande vantagem dessas peças é criar a ilusão de que um espaço é maior do que realmente é, pois causam a sensação de que a parede é mais extensa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ter uma delas, é possível optar por modelos feitos em alvenaria, marcenaria e até apostar em alguns materias alternativos para improvisar um modelito exclusivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Se a ideia é ter uma preteleira forte e robusta, que aguenta bastante peso, invista em peças feitas em concreto. Elas suportam muitos livros e objetos pesados sem risco de empenar. Em contrapartida não podem ser removidas ou deslocadas sem quebra-quebra, o que acaba deixando o layout do ambiente amarrado. Então, pense bem antes de se definir por esse material.

Publicidade


Já se você não abre mão da mobilidade, invista em peças de madeira ou MDF. A marcenaria permite atribuir mais de uma função às prateleiras, que podem ganhar gavetas e pequenos nichos, por exemplo. Nesse caso, os elementos adicionais devem ser discretos e sem puxadores, para manter o visual clean da proposta.


Reprodução
Reprodução


Improvisadas

Publicidade


Uma ideia bem econômica (mas não menos charmosa!) é improvisar uma prateleira com a ajudae de objetos alternativos. Você pode montar a sua usando pedras, livros, tijolos ou tocos de madeira como base, e chapas de madeira, MDF ou vidro como tampo (a prateleira propriamente dita). Pode ser até a lateral de um móvel antigo ou uma porta que seria descartada. Esta é uma ótima opção de móvel para quem está com a grana curta ou mora em casa alugada e não quer investir em móveis planejados.


Para decorar seu novo cantinho vale usar quadros apoiados, livros de capa dura, vasos com flores e até uma bandeja com garrafas, criando uma espécie de bar. Uma luminária descolada apoiada sobre a prateleira traz aconchego ao ambiente e é fácil de instalar, basta ter uma tomada por perto.


Reprodução
Reprodução


Dois em um

Gostou da ideia? Pois saiba que as 'baixinhas' em questão ainda têm mais uma vantagem: são funcionais. Se forem fortes o suficiente elas podem perder temporariamente seu caráter decorativo e se transformar em lindos bancos para receber os convidados (principalmente quando a casa e o sofá são pequenos). Basta colocar alguns futons sobre o tampo e pronto. Se a prateleira for frágil, é melhor não usá-la como assento. (Com informações da Revista Glamour)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade