Durante muitos anos quando se pensava em estantes a imagem mais comum é daquele móvel alto, quase até o teto e cheio de nichos, onde é possível acomodar de livros e esculturas a eletroeletrônicos. Pois é. Esqueça esse visual. Quando o assunto são estantes e prateleiras, há algum tempo a tendência aponta para baixo. São as peças 'baixinhas' que estão em alta.
Normalmente alongadas para ocupar toda a parede, a grande vantagem dessas peças é criar a ilusão de que um espaço é maior do que realmente é, pois causam a sensação de que a parede é mais extensa.
Para ter uma delas, é possível optar por modelos feitos em alvenaria, marcenaria e até apostar em alguns materias alternativos para improvisar um modelito exclusivo.
Leia mais:
Caixa eleva em até 2 pontos percentuais juros para compra de imóveis
Problemas em imóveis impulsionam ações contra Caixa no Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, afirma ministro
Três em cada dez residências não têm rede de esgoto
Se a ideia é ter uma preteleira forte e robusta, que aguenta bastante peso, invista em peças feitas em concreto. Elas suportam muitos livros e objetos pesados sem risco de empenar. Em contrapartida não podem ser removidas ou deslocadas sem quebra-quebra, o que acaba deixando o layout do ambiente amarrado. Então, pense bem antes de se definir por esse material.
Já se você não abre mão da mobilidade, invista em peças de madeira ou MDF. A marcenaria permite atribuir mais de uma função às prateleiras, que podem ganhar gavetas e pequenos nichos, por exemplo. Nesse caso, os elementos adicionais devem ser discretos e sem puxadores, para manter o visual clean da proposta.
Improvisadas
Uma ideia bem econômica (mas não menos charmosa!) é improvisar uma prateleira com a ajudae de objetos alternativos. Você pode montar a sua usando pedras, livros, tijolos ou tocos de madeira como base, e chapas de madeira, MDF ou vidro como tampo (a prateleira propriamente dita). Pode ser até a lateral de um móvel antigo ou uma porta que seria descartada. Esta é uma ótima opção de móvel para quem está com a grana curta ou mora em casa alugada e não quer investir em móveis planejados.
Para decorar seu novo cantinho vale usar quadros apoiados, livros de capa dura, vasos com flores e até uma bandeja com garrafas, criando uma espécie de bar. Uma luminária descolada apoiada sobre a prateleira traz aconchego ao ambiente e é fácil de instalar, basta ter uma tomada por perto.
Dois em um
Gostou da ideia? Pois saiba que as 'baixinhas' em questão ainda têm mais uma vantagem: são funcionais. Se forem fortes o suficiente elas podem perder temporariamente seu caráter decorativo e se transformar em lindos bancos para receber os convidados (principalmente quando a casa e o sofá são pequenos). Basta colocar alguns futons sobre o tampo e pronto. Se a prateleira for frágil, é melhor não usá-la como assento. (Com informações da Revista Glamour)