Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Efeito luminotécnico

'Rasgo' no gesso proporciona iluminação bonita e agradável; confira projetos

Redação Bonde
08 dez 2014 às 10:45

Compartilhar notícia

- Divulgação/Marcelo Stammer/Casa Cor PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando o assunto é iluminação, o mercado oferece uma grande variedade de materiais e designs, que permitem mudar o visual da casa com muita criatividade. Entre os recursos disponíveis, o rasgo no gesso é um dos que mais se destaca, pois resulta em uma iluminação bonita e de efeito.

A técnica consiste em uma abertura no teto de gesso, normalmente com largura e profundidade de 15 centímetros e comprimento variável. O resultado é uma iluminação indireta bem agradável, que pode ter mais ou menos intensidade, de acordo com o tipo de lâmpada escolhida – podem ser usadas lâmpadas fluorescentes, cordão de luz ou fita de led - dependendo do efeito desejado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cor da luz depende da temperatura de cor da lâmpada. Para conseguir um efeito amarelo alaranjado, utilize a temperatura de cor de 3.000K ou menos. Já para ter luz branca opte pela temperatura de cor de 3.000 a 6.000K.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022


A maior vantagem dos rasgos é iluminar os ambientes com um desenho mais limpo, sem poluir o teto com muitas luminárias, já que as lâmpadas ficam embutidas. Eles também podem ser usados alongar e integrar os ambientes, pode marcar o sentido da circulação, setorizar os espaços ou ainda marcar a simetria ou assimetria da decoração. A desvantagem é que juntam um pouco de poeira, mas a limpeza pode ser feita com pano ou um aspirador de pó. Veja a seguir três projetos que usaram esse recurso com muito sucesso:



No projeto de Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, para a Casa Cor Paraná, vários rasgos marcam o teto trazendo luz indireta para múltiplos ambientes da sala


Divulgação/Ideias para a Casa
Divulgação/Ideias para a Casa

Neste projeto a arquiteta Paola Ribeiro optou por rasgos mais largos que criaram o efeito de um pergolado na sala. A sala ficou bem iluminada, como se entrasse mesmo a luz do sol

Divulgação/Casa Cor Paraná
Divulgação/Casa Cor Paraná

Três rasgos juntos iluminam a área de trabalho ao longo de todo o comprimento do desta bela cozinha projetada por Tatielly Zammar, também para a Casa Cor Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo