Muitos são os detalhes que precisam ser analisados antes de iniciar uma reforma. Projetos, orçamento, cotações, mão de obra e outros. Mas tem um ponto muito importante que poucos se preocupam que é o incômodo que uma obra dessas pode gerar aos vizinhos. O conselho é evitar inimizades com as famílias que moram ao seu redor. Especialistas dizem que uma conversa com eles pode minimizar e muito os problemas. Isto porque barulho, sujeira e vazamentos fatalmente devem afetar a vizinhança.
Se você mora em condomínio, procure saber qual o horário permitido para obras de reformas. Caso more em bairro residencial vale checar com a prefeitura as normas vigentes para limites de horários e decibéis. Como condômino, comunique o síndico o período provável de início e término das obras, informando que o mesmo poderá ser prorrogado.
É fundamental levar em consideração a estrutura do prédio, já que um erro seu pode causar de um simples vazamento a um desmoronamento. Mesmo as pequenas obras precisam ser acompanhadas de um engenheiro e devem ser autorizadas pelos órgãos competentes.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Os especialistas recomendam que todos os vizinhos, seja de baixo, de cima ou dos lados sejam comunicados sobre a reforma. Isto é bom para saber se a reforma de uma determinada parede não pode afetar um espelho ou um quadro valioso que esteja na casa do vizinho.
Vale checar com os vizinhos, qual o horário menos incomodaria uma obra, principalmente, se na casa ao lado mora recém-nascidos, idosos ou doentes. Sempre é possível conciliar tudo, basta querer.
Para evitar que a sujeira vá para fora de sua casa tente colocar panos nas portas. Avise os vizinhos quando for movimentar grandes entulhos para que ele feche as janelas.
Se sua reforma demandar alguma intervenção no apartamento ao lado ou no imóvel vizinho, saiba que existe um direito que se chama servidão de passagem, pelo qual as partes envolvidas firmam um acordo para que a obra seja realizada. (Fonte: Terra)