Para decorar a sala de jantar é necessário que sejam analisados os outros cômodos da casa, o ritmo de vida, quantos moradores e as particularidades de cada um. O local de refeições é muito importante pois nele todos se reúnem e dividem momentos marcantes na vida familiar.
Um fator essencial é o tamanho da sala. Algumas comportam mais móveis, outras exigem itens mais compactos. Uma ambiente básico é o que possui apenas a mesa e as cadeiras, que podem seguir vários estilos. Famílias que recebem mais pessoas para as refeições necessitam de um aparador para facilitar e organizar melhor o local, distribuindo os pratos pelo móvel.
A arquiteta Andréa Parreira sempre analisa o perfil e o estilo de vida de cada cliente ao realizar seus projetos. "Em alguns casos, o ideal é, ao invés de cadeiras, usarmos poltronas, por exemplo. O formato da mesa também varia de acordo com esse perfil e espaço", conta. Andréa também explica que as medas de formato redondo otimizam ambientes pequenos, pois agregam as pessoas e formam um conjunto mais íntimo. Uma dica da arquiteta, é que sejam misturadas luzes diretas e indiretas, para valorizar o espaço e a refeição.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Na hora de decorar sua sala de jantar, também aposte em itens decorativos para dar uma maior amplitude ao ambiente, como vasos e espelhos. Madeira, vidro, aço inox, mármore e couro são elementos bastante indicados que possuem harmonia um com o outro.