Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Inove

Sustentabilidade além dos clichês: veja dicas de 'decorações verdes' que fogem do comum

Redação Bonde
05 set 2016 às 10:30
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na décima edição da mostra Morar Mais Por Menos Minas Gerais uma ideia está sendo amplamente incentivada: a sustentabilidade. Vários ambientes mostram aos visitantes que é possível reaproveitar materiais sem perder sofisticação e beleza e ainda ajudar o meio ambiente e o bolso de quem busca ideias para investir em um projeto para sua casa ou empresa.

Dentre os vários ambientes, a Varanda Sustentável da arquiteta Vanessa Figueiredo tem roubado a cena. É que nesse ambiente, a profissional construiu um telhado sustentável com ideias muito originais. "Meu objetivo é mostrar que um ambiente sustentável não tem que ter cara de materiais reutilizados, não precisa ter garrafa pet, pallet ou pneu exposto. A reutilização de materiais é uma pequena parte de um projeto sustentável. Também quero divulgar novas práticas e possibilidades para os profissionais", garante Vanessa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Um dos grandes destaques do projeto de Vanessa é o telhado verde, que foi feito com estrutura metálica e madeira plástica. "A madeira resiste ao sol, maresia, umidade e é imune a cupins, além de ter durabilidade de 100 anos", conta a arquiteta. Além disso, esse telhado oferece conforto térmico e acústico mais agradável.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


O toque de delicadeza e o charme desse telhado sustentável veio com a colocação da Tillandsia arhiza Mez, bromélia nativa de Minas, resistente às pragas dessa região e cuja manutenção é bem simples. "Para essa escolha contei com a ajuda do biólogo Luiz Gluck e das paisagistas Dalmy Ramos e Elcy Luna Celani", destaca Vanessa.


Divulgação
Divulgação


Para o projeto, a profissional lançou mão ainda de duas pérgolas que permitem a iluminação e a ventilação natural. "A iluminação natural proporciona a economia de energia durante o dia. Já a ventilação natural, permite um ambiente mais saudável com a troca constante do ar interno e elimina ou minimiza a necessidade de climatizador artificial ou ar condicionado", comemora Vanessa.


Para fechar de forma brilhante, a arquiteta tratou de dar destino aos materiais utilizados durante a mostra quando a mesma acabar. "Na cobertura de vidro da pérgola foram utilizadas duas portas de box de tamanho convencional. Essas peças serão utilizadas para banheiros de clientes. Isso foi possível porque o pensamento do descarte do material foi feito ainda na fase do projeto. Essa é uma forma de pensar sustentável já que você analisa, ainda durante a fase inicial de projeto, todo o ciclo de vida do material", explica Vanessa.

A Morar Mais por Menos Minas Gerais acontece na Praça Israel Pinheiro, 277, no Mangabeiras. De quarta a sexta, a mostra funciona das 16h às 22h. Aos sábados, das 13h às 22h e aos domingos das 13h às 19h. Quem chegar de bicicleta não paga ingresso e seu acompanhante paga meia entrada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade