Para mudar a decoração da casa ou de um espaço comercial e trazer mais personalidade ao ambiente apostar em revestimentos nas paredes pode ser uma excelente opção. De diferentes tipos e capazes de agradar aos mais diversos gostos e bolsos estão cada vez mais modernos e com design diferenciado. Mas é preciso cuidado na hora da escolha, segundo indica a arquiteta Sarah Penido. "Antes de tudo é necessário levar em conta onde será aplicado o revestimento, se tem baixo ou alto custo e como deverá ser feita a limpeza".
Papel de parede, couro, madeira, revestimento cimentício, pastilhas, ladrilhos hidráulicos e inúmeros outros. A cada ano são lançadas novidades ao mercado o que torna um desafio a escolha. Também é importante estar atento se a estética está de acordo com a funcionalidade do revestimento escolhido.
"Existe uma gama grande de revestimentos e muitas vezes tentar escolher sozinho qual é a melhor opção para inserir dentro de um ambiente pode ser complicado. O ideal é determinar primeiro onde ele será aplicado, avaliar se é possível receber algum tipo de revestimento e a partir daí buscar qual é o tipo mais indicado e a sua resistência", explica a arquiteta.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
A aplicação do revestimento também merece atenção. Dependendo do produto pode ter algum tipo de restrição de uso e pode ser necessário algum cuidado especial. "Estar atento às recomendações de cada fabricante e contratar mão de obra especializada na aplicação dos revestimentos fazem toda a diferença. Com certeza, evitam transtornos futuros", alerta.
Agora se a dúvida é com relação a como incorporar um tipo de revestimento no ambiente, não há uma regra específica. "Hoje a decoração do ambiente carrega muito da personalidade da pessoa ou da marca (no caso de um espaço comercial). É possível ousar e criar, mas para que a decoração não fique carregada é importante harmonizar os elementos. No caso de uma loja ou escritório, por exemplo, levar em consideração o padrão da marca e o público que se pretende atingir são fatores fundamentais", conta.
Para não errar, o ideal é buscar se aproximar da paleta de tons que já existam no local ou escolher algo que seja capaz de complementar a decoração do ambiente. Misturar dois ou mais materiais em um único cômodo ou espaço comercial poderá ser realizado, mas é preciso cuidar com o padrão das figuras (se houver) e as texturas.
Veja na prática como incorporar os revestimentos ao ambiente:
Neste outro projeto apresentado no espaço Reunalt durante a Casa Cor SC 2015, o escritório transformou a garagem em um dos espaços mais confortáveis e elegantes da casa. Para trazer o clima aventureiro e também valorizar as belezas naturais em harmonia com o perfil dos usuários do carro Sandero, foi escolhido para as paredes um revestimento inovador que imita cordas. Em complemento ao revestimento escolhido no restante da decoração foi utilizado um mix de materiais como o rústico da madeira e do rattan com a laca além de um jardim vertical.