"A mudança é a lei da vida...". A frase atribuída ao presidente John Kennedy, que governou os Estados Unidos no início dos anos 1960, nunca veio tanto a calhar. Com tanta informação e oportunidades disponíveis, as pessoas estão sempre mudando e melhorando suas escolhas e isso, claro, implica em mudanças.
Com a morada ocorre o mesmo. De repente, o velho lar não atende mais as necessidades dos moradores com a chegada do bebê é preciso mudar para um lugar maior, por exemplo. Com o passar dos anos, ocorre o contrário: os filhos saem de casa e aí ela parece maior do que antes. É necessário encontrar um cantinho menor, mas não menos acolhedor.
Mas na mudança de casa como aproveitar a decoração que ainda agrada? "Uma das coisas mais importantes na hora de reaproveitar itens da decoração do lar antigo é ter criatividade. Dessa forma, consegue-se criar novas utilidades e dar nova cara para velhos móveis e acessórios", destacam as arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, da Óbvio Arquitetura.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
O arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo sabe bem como aproveitar a decoração da casa antiga no novo lar, e exemplifica citando um de seus projetos. "Posso dizer que 80% do mobiliário foi reutilizado. Contudo, foi feita a reforma e a troca de acabamentos e tecidos. A mesa de centro antiga da morada, por exemplo, foi remodelada e virou uma mesa nova em que dois modelos foram sobrepostos. A iluminação também foi reaproveitada, mas no apartamento ganhou adaptações e novo layout", conta.
As profissionais da Óbvio Arquitetura também já executaram projeto com esta característica, porém, a cliente morava em um apartamento e mudou-se para um imóvel maior. "Todos os itens do apartamento antigo foram aproveitados na nova residência, sem nenhuma exceção. A mesa de jantar, por exemplo, foi para o home office. Já o antigo bar virou aparador e compõe a sala de estar junto com o sofá. Na sala de jantar, as cadeiras antigas foram aproveitadas e, como a mesa ficou maior, duas cadeiras foram adicionadas. O resultado foi surpreendente", comemoraram.
Uma boa dica para conseguir reaproveitar bastante os itens do antigo decor na hora da mudança para a casa nova é já projetar a decoração do lar atual pensando no futuro. "Deve-se projetar o mobiliário sob medida de forma que o mesmo possa ser retirado posteriormente", encerram os profissionais.
Projeto da Óbvio Arquitetura: a cabeceira da cama de casal do antigo apartamento se tornou apoio para a cama da brinquedoteca na casa nova