Na sala, no quarto e até na copa ele inspira conforto e aconhego e está sempre presente em um bom projeto de decoração. É, estamos falando do bom e velho tapete, peça fundamental na composição dos ambientes.
Entretanto, saber como escolher o tapete certo para cada espaço pode não ser uma tarefa tão simples. Na hora de comprar é preciso levar em consideração a praticidade, o material de que ele é feito, sua textura e cor. Leia a seguir o que deve ser observado na hora de adquirir um tapete para a sua casa:
Para cada ambiente, um tapete
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Os tapetes de nylon são ideais para salas e salas de jantar, onde o tráfego de pessoas é mais intenso. Eles são mais práticos de limpar, mas não deixam nada a desejar nos quesitos conforto e aconchego. Além disso, possuem cores e tamanhos variados, o que facilita a escolha.
Os tapetes de couro ficam bem em todos os ambientes: são modernos, de fácil manutenção, e por isso são muito usados. Os de sisal, por sua vez, são ótimas opções para casas de campo e de praia. É um tapete com um bom custo-benefício, uma vez que, além dos bons preços, têm durabilidade e são fáceis de limpar.
Já os tapetes felpudos, são indicados para ambientes que devem transmitir total conforto. Assim, ficam bem em quartos, homes e estar íntimo.
Formatos e tamanhos
De maneira muito cuidadosa, o tapete deve fazer ‘dialogar’ com todo a decoração. É preciso levar em consideração cores, tamanho e formato.
Os mais retos e lisos são para aqueles que complementam o ambiente, enquanto os que têm formas e tamanhos mais ousados são para quando o tapete exerce função de destaque. Para ambientes pequenos prefira os tapetes listrados, que causam sensação de amplitude aos espaços. É preciso saber o objetivo para então escolher o modelo.
Em relação ao tamanho, por exemplo, o tapete deve sempre fazer todo o contorno dos móveis e nunca ficar menor, caso contrário fica a sensação de que o produto era de tamanho aquém do ideal para o ambiente.
Lisos e estampados
Quando você está usando adornos coloridos, tanto nas paredes como nos móveis, prefira os tapetes mais sóbrios ou monocromáticos, de forma que a leitura visual do ambiente fique mais suave. Já quando optar por uma decoração mais limpa, usando pouca cor, prefira um que se destaque mais, com estampas ou listras.