Vejo muitos projetos onde os arquitetos usam tecidos para forrar as paredes e gostaria de usar a ideia em minha casa. Que tipo de cuidado preciso ter na colocação e qual a manutenção desse tipo de revestimento?
O revestimento de parede com tecidos é uma alternativa para se decorar a casa ou o escritório, pois transmite sofisticação e charme ao local, com a vantagem de proporcionar um melhor isolamento acústico e ter uma durabilidade maior do que a pintura.
A maneira como o tecido é aplicado faz toda a diferença para um resultado satisfatório e duradouro. Todos os tecidos podem ser aplicados em parede, independente da composição, porém o ideal são os tecidos mais grossos, para não correr o risco da cola transpassar para frente do tecido. O linho é uma ótima pedida. Já tecidos finos como gaze de linho e cambraia devem ser evitados.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
A instalação é a mesma indicada para papéis de parede, porém requer alguns cuidados: é importantíssimo que o tecido tenha o tratamento anti-chamas e é recomendado que a instalação seja feita sempre por um profissional experiente, pois a má colocação ocasionará em um tecido de aparência enrugada e assimétrico;
O tecido pode ser aplicado diretamente sobre a parede utilizando-se cola fórmica, mas é recomendado que a parede esteja livre de umidades e nivelada para não ocasionar ondulações;
Para dar maior estabilidade dimensional e deixar o tecido com menos flexibilidade pode-se usar o backing, que é uma camada de adesivo que se aplica no verso do tecido. Outra opção é colar primeiro uma espuma fina e depois aplicar o tecido. Essa opção é bastante utilizada, pois possui um melhor acabamento, além de atuar como isolante térmico.
O tecido a ser aplicado na parede deve ser distribuído por altura, e como a largura da maioria dos tecidos é de 1,40m, para não ocorrer deformação na simetria é necessário fazer uma costura observando o casamento dos desenhos. Uma vez costurado é recomendado passar o tecido com o ferro quente, pois propicia a abertura da costura evitando a evidência da mesma.
Para conservar e ter uma melhor durabilidade do revestimento, deve-se utilizar levemente o aspirador de pó uma vez por semana. Para limpar manchas ou derramamento de líquidos o ideal é usar pano úmido e sabão neutro. Nunca use produtos abrasivos.
Tatiana Quevedo é gerente industrial e coordenadora do núcleo de P&D da Lartex, empresa integrante do Comitê de Tecidos para Decoração da ABIT (Original TexBrasil Décor).