Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Chega de branco

Veja dicas especiais para decorar a parede e fugir do comum

Redação Bonde com assessoria de imprensa
23 set 2016 às 12:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Chega de paredes lisas e brancas! Ambientes coloridos estão super na moda e, para quem deseja ir além de uma simples camada de tinta, o mercado oferece várias opções como texturas, revestimentos e papéis de parede que proporcionam um visual pra lá de luxuoso. Mas para não errar na mão e deixar o ambiente com aspecto pesado, a Pincéis Atlas, em parceria com a arquiteta Elaine Fonseca, montou um guia explicando cada método e qual a melhor opção para cada cômodo

Paredes brancas nunca mais! Isso porque o mercado de revestimentos se aperfeiçoou e hoje é possível encontrar uma variedade enorme de opções para mudar o visual dos cômodos, desde texturas, até efeitos em 3D. Mas como escolher o material ideal diante de tantas escolhas? Pensando nisso, a Pincéis Atlas, líder no mercado em produtos e acessórios para pintura, junto com a arquiteta Elaine Fonseca, montou um guia especial com várias dicas para quem
deseja mudar a decoração da casa de maneira prática e rápida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Elaine, o primeiro passo é definir o local onde o revestimento será aplicado, isso porque nem todos se adequam a qualquer tipo de ambiente. "Os revestimentos são divididos em quatro linhas. O rústico, a cerâmica, as pastilhas e os papeis de parede, mas nem todos ficam bem em determinados ambientes, como quartos e cozinhas. Por isso, é muito importante que antes de finalizar a compra, o consumidor avalie onde aquele material será aplicado",
conta. Para que não haja dúvidas, abaixo Elaine preparou um guia com as características de três tipos de revestimentos para auxiliar na hora da reforma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Textura

Publicidade


Esse tipo de aplicação, muito usado em áreas externas, tem migrado cada vez mais para os ambientes internos da casa, como a sala. Porém a arquiteta ressalta que é necessário tomar cuidado com os exageros. "Se a textura for discreta, ela poderá ser aplicada em mais de uma parede, mas se o desenho for muito marcante como as tradicionais ondas, o ideal é manter o foco apenas em uma parede, transformando-a no centro das atenções", explica. Além disso,
outra dica que a arquiteta dá é sobre a iluminação, já que o revestimento só ficará realmente valorizado se for devidamente iluminado.


Para não deixar o ambiente pesado, não é recomendado unir modelos com detalhes profundos e cores fortes. "Se for uma textura muito trabalhada, não se deve usar cores fortes e que transmitem personalidade. O choque será muito grande e o ambiente não terá um visual clean e aconchegante", conta a arquiteta.

Publicidade


Efeito Madeira

Já para quem busca uma decoração sofisticada e aconchegante, apostar em texturas mais rústicas pode ser o melhor caminho. O efeito amadeirado traz a sensação de um ambiente mais leve, requintado e confortável e pode ajudar a compor uma decoração diferenciada nos ambiente de casa.


Papel de parede

Publicidade


De acordo com Elaine, o papel de parede é uma das alternativas mais procuradas para compor a decoração dos ambientes da casa. "Por possuir inúmeros modelos de cores e desenhos e de ser fácil na hora da aplicação, os papéis são ideais para compor espaços alegres, como quartos e salas", comenta Elaine.


Além disso, esse tipo de revestimento pode ser colocado em todas as paredes, ou até mesmo, aplicar mais de um modelo no mesmo ambiente, desde que seja respeitada a regra da poluição visual. Outra vantagem é o fato de possuir grande durabilidade, principalmente os vinílicos, chegando até dez anos.

Publicidade


Porém a arquiteta alerta que desenhos grandes e cores fortes devem ser evitados em ambientes pequenos, pois eles podem dar a sensação de espaços menores. O produto pode ser
aplicado e removido sem fazer nenhuma sujeira, diferentemente da textura comum.
Além disso, ele pode se pintado diversas vezes, acompanhando as tendências de
cores conforme cada época.


Pastilha

A arquiteta conta que esse tipo de revestimento é um dos mais antigos, porém, hoje em dia, é utilizado com menos frequência. De qualquer forma, as pastilhas são bastante versáteis, possuem inúmeras opções de cores, fácil manutenção e auxiliam em uma decoração clássica.
"Mesmo sendo muito adaptáveis para todos os cômodos, elas ficam muito bem nas cozinhas, banheiros e áreas de lavanderias e varandas. Já para as salas, esse produto deve ser usado apenas em painéis, garantindo o requinte necessário", conta Elaine.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade