Ter uma banheira em casa é o sonho de consumo da maioria das pessoas. No entanto, tornar o desejo em realidade exige uma série de providências práticas, além de algum dinheiro disponível.
Se você já garantiu o aporte financeiro, o próximo passo é tirar as medidas do ambiente para analisar a viabilidade da construção. É importante não só medir o banheiro como também o percurso que a banheira irá fazer.
Verifique, com a ajuda de um profissional, se a laje e a estrutura do prédio ou casa permite ter essa peça. As banheiras devem ser instaladas acima do piso, sendo que alguns modelos podem ser instalados embutidos em pisos elevados ou dentro de rebaixos (instalação tipo ilha).
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A escolha da banheira é fundamental para o início da obra. É ela que determina o tipo de infra-estrutura necessária para o modelo (como a parte hidráulica, elétrica, posicionamento, localização, etc). Escolha dentro dos modelos oferecidos o que mais agrada em conforto, opcionais (como quantidade de jatos, cromoterapia, ducha manual, cascata, etc) e, claro, tamanho.
Conforme o modelo adquirido, verifique, a localização conveniente dos pontos no ambiente para conexão com as redes elétrica, hidráulica e de esgoto em relação à banheira (motobomba, da bica de alimentação e da conexão para esgoto). A posição da motobomba pode ser escolhida em alguns modelos, por isso saiba exatamente onde irá colocar a banheira para decidir o lado correto. Se a banheira for embutida, o ideal é construir paredes de alvenaria e um piso homogêneo à base de cimento e areia.
Apesar de ser uma solução mais cara, banheiras com sistema de suporte metálico são mais indicadas para inclusão em banheiros prontos, elas evitam que haja a quebra do piso e revestimento.
Ao redor da banheira, o revestimento pode ser colocado sob a borda da banheira e utilizado borracha de silicone para vedar essa junção. Nunca coloque revestimento sobre a borda tipo mármores, granito, madeira, pastilhas decorativas, pisos, azulejos, porcelanatos e outros tipos de revestimento, pois impossibilita manutenções futuras.
Deve-se deixar uma área livre suficiente para garantir o acesso a motobomba e à caixa de comando, no caso de banheiras com aquecedor. É conveniente também prever fácil acesso para eventual manutenção da instalação hidráulica. A instalação pode ser feita com o próprio fabricante ou por um profissional especializado.
Instale a banheira, encha e verifique se há vazamentos. Durante a instalação e até a conclusão da obra, deve-se proteger a face interna da banheira para evitar que o material de revestimento entre em contato com os materiais de construção que podem danificá-lo. (Com informações da Leroy Merlin)