Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Antes de contratar

Veja os cuidados necessários para contratar um arquiteto

Redação Bonde
19 nov 2009 às 12:06

Compartilhar notícia

Qualquer orçamento da obra só pode ser feito mediante um anteprojeto - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Antes de contratar um arquiteto para elaborar e executar o projeto da sua casa, saiba que existem alguns cuidados básicos que podem evitar muita 'dor de cabeça no futuro'.

O primeiro passo é não levar em conta apenas o preço. Ter referências do profissional que será contrato tembém é indispensável. Conhecer o arquiteto e seu trabalho, dá suporte à uma relação de confiança e transparência entre o cliente e o profissional contratado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro ponto fundamental é documentar a contratação de qualquer tipo de serviço. O ideal é formalizar a prestação de serviços, seja ele qual for, através de um contrato bem elaborado, que vai detalhar os direitos e deveres de ambas as partes. Esse instrumento garante segurança tanto para o cliente, quanto para o arquiteto. Em caso de qualquer dúvida ou desacordo, sempre vale o que consta no contrato.

Leia mais:

Imagem de destaque
Brasil

Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022


Confira abaixo algumas orientações da arquiteta Mariana Cecchini, com escritório em São Paulo, para acertar na contratação de serviços de arquitetura:

Publicidade


Preços


Existe uma tabela do IAB ( Instituto dos Arquitetos do Brasil), que sugere preços de 3% (em grandes obras como hospitais , shopping centers, complexos hoteleiros etc.) a 10% do valor total da obra. Portanto, desconfie quando o preço está muito abaixo do mercado, pois o profissional pode ter meios de ganhar com outras fontes, com as quais o cliente nem desconfia (as famosas comissões). Este preço será sentido em cada "parafuso" da sua obra. Outra consequência pode ser a falta de experiência ou mal atendimento deste profissional.

Publicidade


Por isso valorize o profissional que se valoriza e deixa isto transparente ao cliente. Prefira um profissional que cobra o projeto e não comissões, pois isso garante um relação profissional clara e confiável.


Outro cuidado importante em relação a preços, é com profissionais que fecham baixos orçamentos para o custo da obra, só para conquistar o cliente. O valor que você quer ouvir nem sempre corresponde à realidade e a 'surpresa desagradável' vai aparecer no meio da obra, quando já é tarde demais para voltar atrás. Qualquer orçamento da obra só pode ser feito mediante um anteprojeto.

Publicidade


Ao contratar


Consulte pelo menos dois profissionais para orçamento, não tenha vergonha de pedir opiniões de como ele resolveria seu problema, em cada reunião com esses profissionais, você pode sair com uma certeza a mais de quem gostaria de trabalhar.

Publicidade


Escute também indicações dos amigos e, é claro, é muito importante ter um ótimo diálogo e empatia com quem for contratar.


O contrato

Publicidade


Fique atento ao contrato. É importante discriminar todos os serviços prestados pelo profissional em questão. Estabelecer como ele divide as etapas de projeto , o que está incluso em cada uma delas e os prazos de entrega.


Os honorários

Publicidade


É importante saber como o arquiteto vai receber os honorários; pode ser ou por etapa cumprida, ou por mês , ou por administração, pois, além do projeto, o profissional pode fazer a administração da obra e isto é um custo que gira entre 10% a 20% do gasto total da obra. Além de tudo isso existe uma quarta alternativa que é pagar apenas as horas técnicas prestadas pelo profissional, este custo é variável e o cliente fica responsável pela administração da obra.


A burocracia


Já que é o arquiteto a pessoa que dá a entrada na documentação para aprovação na prefeitura, ele precisa explicitar isso no contrato e deve cuidar disso até o alvará de construção ser retirado do órgão público. Existem impostos e taxas (como a ART) a serem recolhidas que são despesas do cliente.

Serviço:
www.arquimariana.com.br/site/abertura.htm


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo