Decorar espaços pequenos pode parecer uma missão impossível, mas com alguns truques é possível transformar ambientes pequenos em espaços agradáveis e aconchegantes. Para a designer de interiores, Kátia Drehmer, escolher peças decorativas que ganhem alguma função é o mais indicado. "O grande segredo é aliar funcionalidade e conveniência a peças decorativas".
Para separar os ambientes, aposte nos biombos. "Eles são excelentes para decorar além de conferirem leveza ao espaço", diz. Para ajudar a manter a organização, a cama box com baú é uma ótima opção. Além disso, pode ser interessante investir em prateleiras, armários aéreos, nichos, ganchos e varais suspensos. "É imprescindível explorar o espaço verticalmente", comenta Drehmer.
Móveis versáteis ajudam a adaptar o ambiente conforme a necessidade. O criado mudo, por exemplo, pode ter rodinhas e pode virar mesa de centro na hora de receber os amigos. "Dê preferência para as formas arredondadas nas áreas de trânsito para evitar os esbarrões doloridos", aconselha a designer.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Espaços pequenos pedem ainda cores claras e visual clean. Se possível, com exceção do banheiro, utilize o mesmo tipo de piso por todo o apartemanto ou kitnet. Outras opções são os vidros e espelhos, que ajudam a dar sensação de amplitude. Mas, atenção, eles precisam estar em harmonia com os outros elementos.
O uso de tecido em cortinas, mantas e colchas pode ser outra oportunidade para dar seu toque pessoal ao ambiente. E, se ainda sobrar um espacinho, folhagens ou mesmo um pequeno jardim de chás e temperos ajudam a trazer aconchego.