Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia do Idoso

Saiba como prevenir fraturas em idosos dentro de casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 out 2019 às 08:24
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A idade da população aumenta recorrentemente. Com isso, o número de quedas e fraturas nesse grupo de pessoas provoca o crescimento do número de internações hospitalares e do custo médico em geral.

Um idoso, por definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) é a pessoa que atinge 65 anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos brasileiros aumentou mais de 40 anos em 11 décadas, enquanto a taxa de fecundidade caiu de uma média de 6,17 filhos por mulher para 1,57 filhos por mulher em pouco mais de sete décadas, de 1940 até 2014.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 1900, a expectativa de vida era de 33,7 anos, dando um salto significativo em pouco mais de onze décadas, atingindo 75,4 anos em 2014. O envelhecimento populacional traz um desafio para a saúde pública, já que um idoso acima de 75 anos tem 32% de chance de queda ao solo em um ano e 34% dessas quedas provocam algum tipo de fratura. Quase metade desses acidentes ocorre no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente no período da noite noite.

Leia mais:

Imagem de destaque
Caso Dora Figueiredo

Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo

Itens feitos à mão são ótimas opções para decorar, garantindo um toque de exclusividade e requinte, como mantas e xales de tricô.
Sem cair no caricato

Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores

Imagem de destaque
Base tonal da moda

Deixe sua casa mais aconchegante neste outono/inverno com decorações em tons terrosos

Imagem de destaque
Soluções de arquiteta

Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas


Quedas que provocam fraturas instáveis na região do quadril em idosos demandam tratamento cirúrgico. Do total de idosos que são operados, 1/3 fica curados, 1/3 caminha mal por conta da fratura e 1/3 morre em um período de até um ano.

Publicidade


Uma preocupação dos especialistas é o uso de psicotrópicos pelos idosos, sejam eles medicamentos antipsicóticos, ansiolíticos, hipnóticos ou antidepressivos. Sabe-se que, com a idade, o metabolismo dessas medicações pode ser mais lento, o que pode tornar o efeito dessas drogas aumentado e mais prolongado.


A preocupação é recorrente nos médicos porque essas medicações são bem documentadas como causa de queda nos idosos. É importante, então, que os especialistas sejam extremamente cautelosos ao prescreverem medicações psicotrópicas aos idosos e estes, ao ingeri-las.

Publicidade


Como a maioria das quedas de idosos acontecem dentro de casa, especialmente no trajeto do quarto ao banheiro ou vice-versa, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para prevenir as fraturas. A primeira dica é sempre ter o cuidado máximo com tapetes soltos, a principal causa das quedas em pessoas mais velhas que 65 anos.


É preciso, ainda, pensar na estrutura da casa para o idoso. Em imóveis de dois andares, é importante mudar o quarto da pessoa mais velha para o andar de baixo, o que diminui as vezes que ele vai subir e descer as escadas.

Publicidade


Na limpeza, é necessário ficar atento aos produtos que podem deixar os pisos escorregadios. Usar cera e deixar o piso molhado também são ações que devem ser evitadas.


Para maior sustentação e segurança do idoso, uma dica é instalar no imóvel corrimãos. Além disso, a iluminação deve ser presente em todos os cômodos da casa, com interruptores de fácil acesso. Nas portas, a dica é escolher as maçanetas do tipo alavanca e não as do tipo bola. É importante, ainda, que as soleiras das portas sejam totalmente niveladas com o chão.

Quanto aos idosos, a dica é que evitem andar somente de meias ou com sapatos mal calçados ou mal ajustados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade