Administração e Tecnologia

A (in)utilidade da internet

23 fev 2010 às 17:42

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Numa sala de bate-papo qualquer...
internauta 1 – tudo bem?
Internauta 2 – tudo, e vc?
internauta 1 – tudo ótimo!
Internauta 2 – tc de onde?
internauta 1 – de , e vc?
Internauta 2 – tb (também)
internauta 1 – que procura?
Internauta 2 – uma boa amizade e vc?
internauta 1 – tb, amizade e algo a mais.... rs (risos)
internauta 1 – o que vc gosta de fazer?
Internauta 2 – um bom filme, uma boa musica, um bom livro, uma boa conversa.
...
A conversa segue por horas a fio.
"

A grande dúvida é: Alguém gosta de alguma coisa que não seja boa? Parece realmente uma grande piada, mas esse tipo de diálogo acontece na internet todos os dias, realizado por milhares de internautas, dos mais variados países, culturas e idiomas. A internet parece realmente ter reduzido as barreiras da comunicação de uma forma nunca antes vista, sendo um dos pontos mais positivos da grande rede.


Distâncias menores, facilidade de comunicação e um "falso" anonimato, fizeram das redes sociais as grandes vedetes da internet, em suas mais variadas formas: chats, mensageiros instantâneos, páginas de relacionamento, redes sociais, blogs, etc... A facilidade de relacionar-se com o mundo sem sair de casa (nem da cadeira), criou uma verdadeira legião de fiéis seguidores dessas ferramentas.


A idéia de encontrar um amigo que a muito não se tinha notícia, a possibilidade de conhecer outras culturas e praticar, ou mesmo aprender outros idiomas, são algumas das características mais positivas apresentadas por esses meios de relacionamento. Até nosso marketing pessoal, relacionamento profissional e até mesmo esse espaço como colunista... A visibilidade proporcionada pela internet é realmente muito chamativa, empolgante, tentadora.


Muitos dos usuários fazem exatamente esse uso produtivo da tecnologia, criando e desenvolvendo páginas com informações realmente úteis ou no mínimo interessantes, praticando a difusão e geração do conhecimento, potencializando a maior virtude da rede.


Pelo que pude observar, a maioria dessas pessoas são aquelas que também têm muita experiência e contato com o mundo real e utilizam a rede para levar ao maior número de leitores possível, coisa que seria muito difícil com meios não eletrônicos de divulgação. Virtualizar as experiências reais e compartilhá-las com um grupo imenso de outras mentes pensantes, num processo exponencial de geração de conhecimento.


É com o público que tem pouca (ou nenhuma) vivência no mundo real que realmente devemos nos preocupar. Como qualquer grupo, a internet cria, uma geração completamente alheia ao mundo real, as mensagens sms e os mensageiros instantâneos, criaram a verdadeira "reforma gramatical" para citar um dos aspectos negativos da massificação da comunicação virtual.


É importante que cuidemos para que a internet seja uma ferramenta de produtividade e conhecimento útil, e não uma fuga ou mesmo um mundo onde as pessoas vivem uma vida de mentira, pois, apesar de todas as coisas proporcionadas pela internet, nada substitui o bom e velho "tete-a-tete".

Pense!


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