Administração e Tecnologia

O valor da Informação

07 mai 2003 às 17:25

Computadores capazes de manipular um número cada vez maior de operações; softwares mais completos e poderosos para análise, manutenção e segurança dos dados armazenados; milhares de formas de entrada e saída de dados. Um universo dinâmico e gigantesco, que precisa ser organizado.

A informação é obtida através da organização de diversos dados, atribuindo-lhes valores e significado. Criar sistemas de gestão dessa "ordenação de dados" é uma tarefa complexa e que exige grande comprometimento dos responsáveis, essas informações serão utilizadas pelos tomadores de decisão para estabelecer o rumo da corporação.


(2+2)=5. Numa equação curta e objetiva como essa, é fácil identificar uma possível falha e questionar os valores apresentados, o resultado porém, está correto. Para confirmar, basta somar (2,25+2,26) com arredondamento para zero casas decimais. Se isso for aplicado numa planilha (ou outro tipo de relatório) grande, envolvendo significativa quantidade de dados, a visualização desse tipo de falha fica muito difícil, quase impossível para quem recebe a informação final, facilitando a tomada de decisões erradas e comprometendo toda a estrutura corporativa.


O planejamento estratégico define como será a vida da corporação, baseando-se nas informações originadas nos diversos sistemas que compõe a empresa. Um planejamento ruim pode significar perda de agilidade, redução na receita e até comprometer a existência da corporação. Fundamental então, é a utilização de sistemas de gestão que garantam a confiabilidade das informações geradas, assim como velocidade e segurança, imprescindíveis em tempos "on-line".


A responsabilidade dos gestores dos sistemas de informação (analistas e programadores) é imensa. Realizar um acompanhamento constante do desempenho dos sistemas, garantir que o relacionamento "inter-sistemas" seja satisfatório, em conjunto com conferências periódicas são formas de assegurar uma informação confiável. Assegurar que os sistemas sejam de manuseio simples e compreensão fácil, garantem que os usuários conheçam o processo e auxiliem na criação das informações.


Uma vez que a informação gerada é confiável, seu valor para a corporação passa a ser enorme e como consequência, cria-se mais um desafio: garantir a segurança dessas informações.

Quando o valor da informação é conhecido por todos e um esforço conjunto é realizado para que a confiabilidade seja assegurada, os tomadores de decisão tem uma chance maior de optar com segurança sobre quais caminhos a empresa deve percorrer. Afinal, uma informação ruim é como uma lista telefônica onde os nomes não estão ordenados.


Continue lendo