Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Sobrevivendo às mudanças

14 out 2003 às 10:59
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As rápidas transformações tecnológicas, a ebulição do mercado financeiro e até mesmo as constantes mudanças intrínsecas ao ser humano, tornam necessário um constante estado de evolução

Somos surpreendidos a todo tempo por novidades, mudanças que acontecem na maioria das vezes sem a possibilidade de nosso controle. Elas simplesmente acontecem, sistemas, processos, equipamentos e tudo mais que se possa imaginar, exigindo adaptação rápida e o desenvolvimento de técnicas para enfrentar esse cenário inconstante. Na gestão de TI isso se torna ainda mais complexo, pois afeta diretamente o processo de tomada de decisão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nosso dia-a-dia é basicamente um contínuo processo de decisões e escolhas, que nos afetam em maior ou menor intensidade. Não raro, nossas decisões nos levam a novas situações, criando um processo dinâmico e interminável. Para enfrentar esse cenário, os gestores devem buscar o desenvolvimento de processos estruturados, proporcionando a agilidade exigida pela extrema dinâmica do fatores que afetam a corporação. Decisões tomadas sem os critérios necessários, podem comprometer toda a empresa. Com o advento do conceito de código aberto (software livre) as organizações são bombardeadas por uma infinidade de novas alternativas, para todas as finalidades - algumas com nenhuma finalidade - que constitui numa das mais populares discussões entre os participantes do universo da TI.

Leia mais:

Imagem de destaque

BRASIL S/A – Por uma gestão profissional

Imagem de destaque

Upgrade: drive SSD

Imagem de destaque

Brasil S/A - O que fizeram com o país? :-(

Imagem de destaque

Brasil S/A - direito ao voto obrigatório


As mudanças podem nos afetar de diversas maneiras, mas é certo que mudanças quase sempre são indesejadas, afinal, se funciona, para que mexer? A atuação do gestor então, deve se concentrar justamente na filtragem das mudanças que são necessárias, benéficas e importantes, descartando os "modismos" e decisões baseadas em emoções ou crenças, que quase sempre são aquelas catastróficas, que geram uma reação em cadeia de controle impossível. Mais importante até do que essa "filtragem" é antecipar cenários, desenvolvendo alternativas, conhecendo, evoluindo e acima de tudo preparando a corporação para esses eventos.


Como seria bom se funcionasse dessa maneira... As mudanças planejadas, os acontecimentos previstos e antecipados são perfeitamente normais e não traumáticos, o verdadeiro problemas são as situações emergenciais, imprevistas e preocupantemente comuns em todas as organizações e também em nossa vida extra-empresa - sim, existe vida além da TI - que realmente nos preocupam.

E para que esses acontecimentos não tornem a situação caótica, o gestor deve se preparar através de uma constante evolução profissional, um pleno conhecimento da forma de funcionamento da empresa, a situação de mercado, as pessoas, as alternativas... e principalmente, possuir critérios claros e racionais sobre as formas de adaptação e maneiras de atuar nas situações que se apresentam. Mais uma vez identificamos a necessidade de informações ágeis e confiáveis, que são as mais importantes ferramentas de trabalho, seja na administração da empresa ou na gestão da TI.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade