Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Contagem regressiva

11 mai 2006 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na próxima segunda-feira o técnico Carlos Alberto Parreira divulga a lista dos convocados para a Copa da Alemanha. Será uma espécie de pontapé para que definitivamente o mundo do futebol entre na expectativa final pelo início do Mundial, que promete ter um nível técnico muito melhor do que o de 2002. Poucas devem ser as surpresas entre os escolhidos pelo treinador do escrete canarinho (que coisa antiga) e seu fiel escudeiro Zagallo.

Entre os goleiros, Dida e Júlio César são certos, sendo o primeiro imerecidamente titular absoluto do time do sósia do Kiko. A vaga restante será de Marcos, que apesar da contusão tem muito crédito com o técnico ou Rogério Ceni, que pelo que anda jogando deveria ser o titular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para que os torcedores sofram um pouquinho, as quatro vagas da zaga dificilmente escaparão do quarteto Lúcio, Roque Júnior, Juan e Luisão. Só resta torcer para que os dois últimos joguem a Copa inteira. Nas laterais, além dos eternos Cafu e Roberto Carlos, incontestáveis, Cicinho é praticamente certo, o que é bom, e a outra vaga deveria ser, por merecimento, de Serginho ou Júnior. Mas esta vaga ainda está indefinida porque o até então preferido de Parreira, Gustavo Nery, andou bem sumido nos últimos tempos. Se for convocado, será quase um crime contra o futebol.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma lição difícil de aprender

Imagem de destaque

Decepção em massa

Imagem de destaque

Doce regresso

Imagem de destaque

Festa armada na pátria amada


No meio de campo, Emerson, Zé Roberto, Edmilson, Gilberto Silva, Juninho Pernambucano, Ricardinho, Kaká e Ronaldinho Gaúcho são nomes praticamente definidos pelo treinador e no máximo pode haver uma mudança nesta turma. E no ataque, além dos garantidos Ronaldo, Robinho e Adriano, a última vaga pode ficar com Fred, Nilmar (caso Parreira queria ter uma opção com estilo de jogo diferente) ou mesmo Júlio Batista, o que comprovaria o pragmatismo adotado pelo técnico em 1994.

Publicidade


A lista acima tem algumas injustiças enormes, como por exemplo a inexplicável ausência de Mineiro, que joga dez vezes mais e corre o dobro do veterano e limitado Emerson. Também faz falta o excelente zagueiro Alex, também incomparavelmente melhor do que o estabanado Lúcio. mas mesmo com estes equívocos, a seleção será muito forte e merece o rótulo de principal favorita, o que em muitas outras ocasiões trouxe problemas a quem o ostenta.


Não sou treinador, mas se estivesse no lugar do Parreira, minha lista seria a seguinte: Rogério Ceni, Marcos e Júlio César (goleiros); Juan, Alex, Luisão e Edmilson, que também poderia atuar de volante (zagueiros); Cicinho, Cafu, Roberto Carlos e Júnior (laterais); Mineiro, Gilberto Silva, Juninho Pernambucano, Alex, Kaká, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho (meio-campistas); Ronaldo, Robinho, Adriano, Fred e Nilmar (atacantes).

Publicidade


Na estréia contra a Croácia, o time teria mais cuidados defensivos, com Rogério, Cafu, Juan, Alex e Roberto Carlos; Mineiro, Gilberto Silva, Kaká e Ronaldinho; Ronaldo e Robinho.


Nos outros dois jogos da primeira fase a formação seria mais ofensiva: Rogério, Cicinho, Juan, Alex e Júnior; Mineiro, Juninho, Kaká e Ronaldinho; Ronaldo e Robinho. Mas ainda bem que eu não sou o treinador.

Publicidade


Titanicorinthians


Mais uma vez o sonho corintiano de conquistar a Libertadores, feito que os demais grandes clubes paulistas conseguiram, naufragou. Apesar de ser apenas a confirmação de um desastre já anunciado, a derrota em casa para o apenas guerreiro River causou grande revolta aos torcedores do Timão, que agora escolheram como culpado da vez o zagueiro Betão, o lateral Coelho e os cartolas, estes sim, os únicos responsáveis por mais uma derrota.

Publicidade


Kia Joorabchian comprou um brinquedinho novo e achou que bastava colocar alguns raçudos argentinos no time para conquistar a América. Agora percebeu que o buraco é mais embaixo. Sem entender de futebol, contratou muito mal e ainda viu seus "parceiros" do clube conspirarem para derrubá-lo, inclusive com a contratação de Marcelinho.


Sem um bom ambiente de trabalho, com um técnico inexperiente e falastrão e com alguns atletas longe e de seus melhores momentos (Ricardinho, Roger e Mascherano andam devendo bastante), o time não foi nem sombra daquele que conquistou o Brasileirão no ano passado e é totalmente dependente dos bons momentos do trio Carlos Alberto, Tevez e Nilmar, que nem sempre consegue resolver as partidas. Valeu como lição para os aventureiros do futebol que andam a solta por aí.

Publicidade


Expectativa ruim


São Paulo e Inter perderam as partidas de ida das quartas-de-final da Libertadores e agora ficarão com o gosto amargo da derrota até julho, após a Copa do Mundo, quando voltarão a enfrentar os algozes de ontem. Até lá, talvez alguns jogadores tenham ido embora e os times serão outros, num dos maiores absurdos que a Conmebol já cometeu, e não foram poucos, nos últimos tempos.

Publicidade


Alma deslavada


Depois dos bons resultados do trio de ferro na rodada anterior, o futebol paranaense amargou três derrotas na última rodada. O papelão ficou a cargo do Coritiba, impiedosamente goleado pelo Brasiliense. Dessa vez não deu para Alberto resolver.


O Atlético perdeu em casa, para o mistão do Inter. Tá certo que o pênalti marcado para os gaúchos foi visivelmente fora da área, mas de qualquer forma a derrota foi preocupante, principalmente porque o time perdeu a aura de imbatível dentro da Arena.


Já o Paraná sofreu com um dos erros mais primários dos sopradores de apito e levantadores de bandeira. Árbitro e bandeirinha deixaram de marcar duas situações de impedimento no mesmo lance, em jogada tão clara que poderia ser utilizada para vídeo-aula sobre a regra do impedimento. Não é a toa que a dupla foi para a geladeira, embora fosse melhor um bom freezer.


Nota 10


Para Adriano, Renato, Luís Fabiano e Daniel Alves pelo título da Copa da Uefa pelo Sevilla.


Nota 0

Para Kia Joorabchian que quebrou seu caro brinquedo no Pacaembú.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade