Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O mineiro que vem da Finlândia

23 out 2007 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seguindo à risca o que fez Alain Prost em Adelaide, em 1986, Kimi Raikkonen pulou do terceiro para o primeiro lugar na última prova da temporada e conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1. Comendo pelas beiradas, no mais típico estilo mineiro, o ``homem de gelo´´ fez um final de campeonato excepcional, venceu três das quatro últimas provas e tornou-se o terceiro finlandês a ganhar o mais cobiçado campeonato automobilístico.

Contando com uma grande dose da sorte que sempre lhe faltou, Raikkonen viu o garoto-prodígio Lewis Hamilton errar nas duas etapas finais, jogando por terra uma conquista que parecia certa. O queridinho da categoria fez uma temporada brilhante, com momentos bestiais, mas terminou o ano com erros bestas. Primeiro, ao se manter na pista com pneus desgastados na China, brigando desnecessariamente por posições, e acabando atolado na brita da entrada dos boxes. E mais ainda em Interlagos, inicialmente ao disputar com unhas e dentes pelo terceiro lugar, com o arqui-rival Fernando Alonso, quando caiu para oitavo, e depois ao engatar acidentalmente o ponto-morto de seu câmbio, perdendo um tempo precioso até reiniciar o sistema eletrônico que comanda as trocas de marcha. As besteiras de Hamilton podem ser atribuídas ao noviciado, mas a burrada da McLaren ao mudar a estratégia da corrida, com uma parada extra nos boxes é daquelas que vão ficar marcadas na história.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O mais curioso é que Hamilton, apesar de ser mais talentoso, encarnou ao longo da temporada o papel que Nigel Mansell viveu 21 anos atrás. Protegido pela escuderia, mesmo tendo como companheiro um bicampeão mundial, alternando provas geniais com outras absolutamente comuns, o inglesinho tinha tudo para chegar ao título, mas não chegou. E com Mansell aconteceu quase o mesmo: também por erros somados de piloto e equipe, que resultaram no ruidoso estouro de um pneu, o título acabou no colo do azarão.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma lição difícil de aprender

Imagem de destaque

Decepção em massa

Imagem de destaque

Doce regresso

Imagem de destaque

Festa armada na pátria amada


Alonso desta vez foi o Piquet. Passou o ano reclamando que Hamilton copiava seus acertos e tentou esconde-los o quanto pode - exatamente o que fazia o brasileiro. Para completar, chegou na corrida final em desvantagem e nada pode fazer para mudar a história que se desenhou diante de seus olhos. Por alguns momentos, tanto Piquet como Alonso chegaram a estar com a mão no título, mas o trabalho dos boxes mudou tudo. Para o brasileiro devido à necessidade de fazer uma troca de pneus, para o espanhol, pela inversão das posições dos pilotos ferraristas na segunda parada.

Publicidade


Já a Raikkonen coube o melhor papel, o do sortudo Prost. Que venceu em 86 apesar dos prognósticos contrários, contando com erros do rival inglês e vantagens na estratégia sobre o outro concorrente. Exatamente o mesmo que aconteceu com Kimi, que teve como mérito não desistir nunca. Entre as várias semelhanças entre as duas conquistas, está também a mudança do estigma, já que à época Prost não era conhecido por sua proverbial sorte, que se firmou ao longo dos anos. O francês já havia sido duas vezes vice, como Raikkonen, mesmo tendo o melhor carro, mas vinha de um título no ano anterior. Resta ver se de agora em diante o finlandês terá o mesmo sucesso de seu legítimo antecessor.


Mais do mesmo

Publicidade


No Campeonato Brasileiro, o Paraná, cada vez mais próximo do rebaixamento tenta seguir os passos de Raikkonen, para evitar o pior. O Coritiba, por sua vez, quer evitar o que aconteceu com Hamilton, para confirmar o retorno à Série A. E o Atlético está mais para Felipe Massa, buscando uma vitória aqui e outra ali, mas sem maiores planos para a temporada.


Nota 10

Publicidade


Para Raikkonen, Massa e Ferrari, pela virada histórica em Interlagos.


Nota 0

Para Hamilton e McLaren, que perderam um título ganho. Um merecido castigo para o rumoroso caso da espionagem industrial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade