Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Fórmula ideal

11 abr 2006 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após um processo de enxugamento no número de participantes nos últimos dois anos, finalmente o Campeonato Brasileiro, que começa no próximo sábado chega no formato ideal de disputa, por pontos corridos e duas dezenas de clubes. E como a CBF manteve o rebaixamento para os quatro últimos colocados, as brigas por posições na tabela serão emocionantes durante toda a disputa.

Como um quinto dos participantes cairá para a segunda divisão, a briga para fugir do descenso será até mais animada do que a dos postulantes ao título, que, a princípio, são poucos. Entre os favoritos, destaque para o São Paulo, que apesar de não ter jogado nada na última partida da Libertadores e ter perdido o Campeonato Paulista para o Santos, é no momento a equipe mais organizada e com melhor elenco. Corinthians e Cruzeiro também tem times muito fortes, mas sem peças de reposição do mesmo nível que os titulares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um pouco mais atrás estão Santos, Fluminense (que ainda tem que acertar o time mas tem um bom elenco), Internacional, que manteve a base do ano passado, e Goiás, que faz ótima campanha na Libertadores. A seguir, pode se destacar um grupo de equipes que inclui Palmeiras, que deve passar por reformulações que podem atrapalhar, Atlético Paranaense -- apesar do fracasso no estadual e na Copa do Brasil --, os renascidos Paraná e Grêmio, o sempre chato São Caetano e, com alguma boa vontade, o animado Botafogo.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma lição difícil de aprender

Imagem de destaque

Decepção em massa

Imagem de destaque

Doce regresso

Imagem de destaque

Festa armada na pátria amada


Os restantes, Flamengo, Figueirense, Fortaleza, Juventude, Ponte Preta, Santa Cruz e Vasco, devem disputar a tapa um lugarzinho na elite em 2007. Panorama que pode mudar rapidamente já que além das negociações de atletas durante o campeonato, este ano haverá uma interrupção devido à Copa do Mundo.

Publicidade


Outra diferença é que aos poucos os jogadores, técnicos e cartolas se dão conta da importância de obter bons resultados desde o início do campeonato, algo que não era tão necessário na época dos campeonatos com fases classificatórias. E nestas primeiras rodadas, alguns times terão que redobrar esforços em mais de uma competição, o que pode ser uma vantagem para aqueles clubes que não disputam a Libertadores e a Copa do Brasil


Pasto agradável

Publicidade


Se nos estaduais as zebras perderam a força e sucumbiram no final -- Santos, Botafogo, Cruzeiro, Paraná, Grêmio, Sport, Figueirense, Paysandu têm muita tradição regional -- a Copa do Brasil tem sido um pasto aconchegante a várias delas. Entre os 16 sobreviventes na competição figuram alguns emergentes como Volta Redonda, XV de Campo Bom, Ipatinga e Brasiliense; clubes tradicionais mas que não figuram entre as maiores potências do esporte como Criciúma, Vila Nova, Guarani, Fortaleza, Náutico e Vitória; e poucos dos considerados grandes: Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos e Vasco.


Curioso notar que apesar da enorme crise de muitos anos, o Rio de Janeiro responde por um quarto dos times classificados. Quem sabe esteja neste grupo o próximo vice, como aconteceu nos últimos dois anos, quando a dupla Fla-Flu perdeu para as zebras Santo André e Paulista. E apenas seis times estão na divisão principal do Brasileirão, o que prova o importante papel democrático da competição.

Publicidade


Quase lá


Daqui a menos de dois meses começa a Copa do Mundo. No final de maio já se conhecerão os convocados por Parreira e seus pares internacionais, com as eventuais injustiças e grandes burradas. Tomara que até lá o técnico brasileiro perceba que alguns de seus conceitos, e escolhas, estão equivocados. Como Lúcio e Emerson são presença certa, resta torcer para que Parreira desista de levar Gustavo Nery.

Publicidade


Nota 10


Para Botafogo, Santos, Paraná e Grêmio, que após alguns (ou muitos) anos em branco voltaram a levantar a taça dos respectivos estaduais.


Nota 0

Para o calendário do futebol brasileiro. O principal campeonato do país começar uma semana depois do fim dos estaduais é um absurdo sem tamanho. E ainda tem Copa do Brasil e Libertadores no meio da semana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade