Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Ladeira abaixo

18 out 2005 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No início era a luz. Foi isso que muitos pensaram quando finalmente a CBF resolveu aplicar o simples, eficiente e justo formato de turno e returno com pontos corridos na Série A do Campeonato Brasileiro. Pena que não demorou muito para as trevas voltarem. Após dois anos de certo sucesso e no momento em que os torcedores passaram a compreender melhor a forma de disputa, valorizando cada jogo como se fosse o único, aquele que poderia ser um ótimo Brasileirão, com quase todas as equipes envolvidas em disputas - pelo título, pelas vagas em competições internacionais ou mesmo pela permanência na elite do futebol, o árbitro Edilson Pereira de Carvalho deflagrou um processo que ameaça cada vez mais a continuidade do campeonato do nobre esporte bretão.

Um pouco por incompetência e outro tanto por irresponsabilidade, os dirigentes (sempre eles) da confederação permitiram que se criasse um esquema de corrupção dentro da arbitragem que, felizmente, veio à tona após investigação do Ministério Público. Mas a parte boa acabou exatamente aí. Desde então, criou-se uma confusão tão grande que ainda não se sabe onde iremos parar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Após a denúncia do esquema do qual Edilson era apenas um simples operador final (ainda tem muita gente para ser investigada), em um arroubo de agilidade e eficiência, o STJD, na figura de Luiz Zveiter, que em alguns momentos lembra seu xará Luís XV, determinou a anulação dos 11 jogos arbitrados pelo agora sinônimo de juiz ladrão (o coro Edilson ecoa nas arquibancadas a cada erro dos homens do apito). A emenda saiu-se muito pior que o soneto e nas partidas disputadas novamente o que se viu foi um show de erros e lambanças da turma do apito.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma lição difícil de aprender

Imagem de destaque

Decepção em massa

Imagem de destaque

Doce regresso

Imagem de destaque

Festa armada na pátria amada


Prato cheio para que alguns marginais que se dizem torcedores deixassem de lado qualquer pudor e voltassem á velha selvageria, que até que havia diminuído um pouco após a penalização aos clubes pelo inadequado comportamento de suas torcidas. O copo transbordou na vitória (que havia sido derrota) do Corinthians sobre o Santos, na Vila Belmiro. Mas a torneira não foi fechada.

Publicidade


Por isso, no fim de semana o futebol voltou a ser destaque nas páginas policiais, com mortes de torcedores e brigas de torcida, exatamente uma semana antes do referendo que pretende reduzir a presença das armas de fogo na sociedade. E sabe lá o que irá acontecer nas próximas rodas, que terão jogos de risco como Vasco x Flamengo e a repetição de São Paulo x Corinthians.


Por falar nisso, para acomodar a re-realização das partidas anuladas, a CBF programou uma semana repleta para os futebolistas, com partidas diárias da próxima sexta até o outro domingo, pulando apenas o dia do Referendo. Cabe ao torcedor agora escolher se quer ver um futebol de segunda, de quarta, de quinta, de sexta...

Publicidade


O campeão, provavelmente o Corinthians, não vai ter muito o que comemorar.


Nota 10

Publicidade


Para os torcedores brasileiros (os sério, não os baderneiros cada vez mais presentes aos estádios) que resistem a todos os golpes da cartolagem.


Nota 0

Para os cartolas e sua turma pela luto que tomou conta do futebol brasileiro. O pior é que no ano que vem pode vir o hexa na Copa e tudo fica como está.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade