Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O rei da Libertadores

03 ago 2006 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais uma vez, e ao contrário da fase anterior quando jogou mal no Morumbi, o São Paulo garantiu vaga na final da Libertadores da América. Com isso, tem a chance de chegar a sua quarta conquista no principal torneio continental e garantir a participação no Mundial Interclubes, do qual também é tricampeão. Os números que chegam a impressionar mostram uma total identificação do clube e de sua torcida com a competição, e lembram o que acontecia outrora com os clubes uruguaios e argentinos (estes ainda se mantém fortes, mas vêm perdendo terrenos para os brasileiros e mexicanos).

Tanto sucesso é fruto de uma organização que não se vê em quase nenhum outro clube nacional, em contratações acertadas e criteriosas -- o empréstimo de Ricardo Oliveira ainda enquanto ele se recuperava de contusão é o melhor exemplo -- e de um bom ambiente de trabalho. Sem dúvida alguma o exemplo a ser seguido pelos outros clubes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vexame

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma lição difícil de aprender

Imagem de destaque

Decepção em massa

Imagem de destaque

Doce regresso

Imagem de destaque

Festa armada na pátria amada


Entre os quatro últimos colocados no Brasileirão, na zona de rebaixamento, estão os atuais campeões Brasileiro e da Copa do Brasil. O lanterna Corinthians não é nem sombra do time que, apesar de contar com uma ajuda dos tribunais e da arbitragem (justamente no jogo decisivo), se consagrou com méritos no ano passado.

Publicidade


Mas agora o time paga o preço de ter vendido sua alma ao diabo, travestido nas letras MSI, e passa por uma crise como poucas das que já enfrentou. Enquanto as estrelas não jogam nada e os pratas da casa não seguram a onda com as cobranças excessivas das torcidas organizadas que confundem o verbo torcer com outros mais violentos, o diretor da "parceira" se exila em Londres, talvez por ter enjoado de seu caro brinquedinho. E se o ambiente está ruim no clube, dentro de campo, o futebol apresentado pelos "galáticos" está a anos-luz de qualquer encantamento.


Um raio de luz

Publicidade


Já o Flamengo, em queda no Brasileirão, ainda saboreia o título da Copa do Brasil, conquistado em cima do arqui-rival Vasco após duas vitórias incontestáveis. Mesmo com um elenco limitado e jogadores muito questionados até pela própria torcida, o time construiu uma tradição copeira nos últimos anos e depois de perder duas finais (em 2003 e 2004) manteve a escrita de derrotar o time da Cruz de Malta em finais.


Mas apesar de ter se tornado o clube com mais conquistas nacionais (somando-se os dois principais campeonatos do Brasil), o Flamengo vive um dilema de médico e monstro, alternando os bons momentos na Copa do Brasil com péssimas apresentações no Brasileirão.

Publicidade


Pelo elevador


Corintianos e flamenguistas agora torcem para que seus times sigam os exemplos bem sucedidos de Palmeiras e Santa Cruz, que após o retorno do campeonato não param de ganhar e vão se livrando da zona de risco. O Porco (ou Periquito para os puristas) protagonizou ainda um dos melhores jogos do campeonato, vencendo o encorpado Paraná em jogo com seis gols e muitas alternativas. Apesar da derrota, o time de Caio Júnior é uma das gratas surpresas do campeonato.

Publicidade


O bom filho


A crise que já tomava conta da Arena da Baixada deu uma esfriada quando o Furacão carimbou as faixas do Flamengo. A vitória sobre o rubro-negro carioca não é nenhuma novidade mas serviu para trazer nova motivação para a equipe e para a torcida e aconteceu exatamente quando Dagoberto voltou ao time, apesar das pendências judiciais que ainda tem com o clube. Estava fazendo falta.

Publicidade


Empate amargo


Apesar de ter arrancado um empate no final do jogo, fora de casa, contra um dos líderes da competição, o Coritiba não tem tantos motivos para comemorar, a não ser a boa atuação de Jefferson. Após levar dois gols após falhas individuais, o Coxa fez um segundo tempo excelente, em que não faltou nem técnica nem vontade até igualar o placar. Mas com um pouco mais de ousadia poderia ter feito isso na etapa inicial e matado o jogo, até porque o Náutico se mostrou um time bem fraco, que depende demais do poder de decisão de Kuki. O time pernambucano mostrou que a incrível derrota para o Grêmio que tirou a oportunidade de subir para a Série A não foi um fato isolado.

Publicidade


Nota 10


Para a reação de Michael Schumacher, que reduz a diferença para o até então imbatível Fernando Alonso e traz um pouco de emoção à Fórmula 1.


Nota 0

Para a diretoria corintiana, seus sócios da MSI e seus jogadores pelas pífias partidas do time.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade