Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Reta final

25 mai 2006 às 11:00
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desfeitos os mistérios e passadas as surpresas das convocações das 32 equipes que disputarão o campeonato, são as viagens, concentrações, treinamentos e amistosos que chamam a atenção dos torcedores e da mídia de todo o mundo, faltando poucos dias para o começo da Copa.

Algumas seleções têm demonstrado grande confiança, outras esperam surpreender e algumas parecem, ao menos suas torcidas, terem jogado a toalha antes mesmo da Copa. Entre as confiantes, encontram-se desde equipes favoritas, como Brasil, Inglaterra, Itália e França, algumas com grande potencial como Holanda, Croácia, Ucrânia, Portugal e México e outras que nada têm a perder na Copa, como as cinco seleções africanas. Na segunda lista, o destaque vai para Alemanha e Argentina, que chegam à Copa sob certa descrença de seus próprios torcedores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nestes primeiros dias de treinos e jogos amistosos, quem mais brilhou foi a Croácia, que mostrou ter resgatado o bom futebol do penúltimo mundial. E a grande decepção foi a seleção norte-americana, derrotada pelos marroquinos. Não são, definitivamente, partidas que servem de real parâmetro para avaliar as condições de cada equipe, mas ao menos movimentam o mundo do futebol antes da bola rolar para valer.

Leia mais:

Imagem de destaque

Uma lição difícil de aprender

Imagem de destaque

Decepção em massa

Imagem de destaque

Doce regresso

Imagem de destaque

Festa armada na pátria amada


Palpites

Publicidade


esta breve pré-temporada também é um prato cheio para os apostadores, profissionais ou não, arriscarem seus palpites sobre os favoritos à Copa. Como não poderia me furtar a isto, e mesmo tendo errado completamente todas as previsões em 2002, vamos lá:


Grupo A

Publicidade


Alemanha
Costa Rica
Polônia
Equador


Um dos dois grupos mais fracos tecnicamente. A Alemanha enfrenta uma decadência terrível; a Polônia tem o mesmo estilo futebol-força dos anfitriões da Copa; o Equador é um digno representante da classe sul-americana, mas sem a mesma qualidade de brasileiros e argentinos; e a Costa Rica é forte apenas na América Central.

Publicidade


Alemanha, por jogar em casa, e Equador, por jogar melhor, se classificam.


Grupo B

Publicidade


Inglaterra
Paraguai
Trinidad e Tobago
Suécia


Aqui a briga pelas duas vagas é boa. Trinidad já fez muito em ir para o mundial, mas pode ajudar a decidir o grupo se conseguir roubar algum ponto das outras três equipes. A Inglaterra tem o melhor time e deve ir longe na Copa. Suécia e Paraguai apostam na força do conjunto e na solidez defensiva para seguir em frente.

Publicidade


Os dois europeus levam a melhor.


Grupo C

Publicidade


Argentina
Costa do Marfim
Holanda
Sérvia e Montenegro


Tido como o "grupo da morte" é, sem dúvida, o mais equilibrado e forte de todos. A Argentina é sempre favorita mas perdeu alguns amistosos importantes e precisa de mais organização dentro de campo; a Holanda aposta num esquema ofensivo e foi muito bem nas Eliminatórias; ainda unidos, Sérvia e Montenegro são legítimos herdeiros da boa mescla entre força e técnica da antiga Iugoslávia; e Costa do Marfim é a melhor equipe africana na competição.


Os africanos devem causar alguma surpresa, mas a lógica diz que argentinos e holandeses seguem adiante, porque tradição ainda conta pontos na Copa.


Grupo D


México
Irã
Angola
Portugal


Outro grupinho meio sem vergonha. Irã e Angola não serão páreo para portugueses e mexicanos.


Grupo E


Itália
Gana
Estados Unidos
República Checa


Ao contrário do que acontece normalmente, a Itália não chega ao mundial aos trancos e barrancos, e anda animada pela histórica goleada sobre os alemães. Não costuma jogar bonito, mas sempre segue em frente. A República Checa conta com um ótimo time e o excelente Nedved. Joga com estilo, mas na hora do aperto apela para o bom e velho chuveirinho. Gana tem tradição nas categorias de base, mas é estreante em Copas. E os estados Unidos preferem o futebol com as mãos, e não são mais do que disciplinados e organizados.


Os africanos farão jogadas bonitas e firulas, mas a eficiência de italianos e tchecos é o que contará no final.


Grupo F


Brasil
Croácia
Austrália
Japão


O Brasil costuma dar sorte na formação dos grupos e desta vez não foi diferente. Os adversários são um pouco mais fortes do que em 2002, mas nada que cause calafrios. A estréia contra a Croácia será um duro teste para as teimosias de Parreira e para a paciência da torcida. Contra a Austrália é só botar a bola no chão e contra o Japão é preciso tomar cuidado com a correria e o fôlego do adversário.


Apesar das escolhas erradas do treinador, o Brasil passa em primeiro. A outra vaga está mais próxima dos croatas, mas os samurais podem surpreender. A Austrália é coadjuvante.


Grupo G


França
Suíça
Coréia do Sul
Togo


Outra baba. Os franceses foram muito mal na última Copa, quando defendiam o título, mas agora foram presenteados no sorteio. Togo é dos mais fraquinhos da África e a Coréia do Sul só chegou às semifinais em 2002 porque os árbitros ajudaram bastante. A Suíça é um time médio.


França e Suíça, fácil, fácil.


Grupo H


Espanha
Ucrânia
Tunísia
Arábia Saudita


Outro grupo bem fraquinho. A Espanha, conhecida como Fúria, costuma deixar furiosos seus torcedores com eliminações precoces. Mas só vai amarelar nas fases seguintes. A Ucrânia tem uma tática só: se fecha atrás e torce para Shevchenko resolver na frente. Tunísia e Arábia Saudita são meros figurantes.


Os europeus seguem adiante, mas sem grandes expectativas.


Nota 10


Para a bela exibição da Croácia na goleada sobre a Áustria. Tomara que o Parreira tenha assistido.


Nota 0

Para a medíocre apresentação dos Estados Unidos na derrota para Marrocos. Futebol na terra de Bush é só com as mãos mesmo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade