Amigo leitor,
Peixe é sempre peixe (profundo isso, né?): saudável, leve e saboroso. Cru com shoio, assado na brasa, frito, ensopado, empanado... de qualquer forma é sempre muito nutritivo. Acompanhado de uma boa salada é melhor ainda.
Hoje vou passar a receita de uma salada que criei para um Juiz de Direito, o Dr. Marcos Daros, que também participa da Confraria da Justiça. O prato foi servido num almoço em homenagem ao Secretário Delmo de Almeida Filho, com quem trabalho desde 1998, e sua esposa Silvana. Lá vai.
Salada do Dr. Daros
Ingredientes
1 alface crespa roxa
1 rúcula
100 gr de queijo parmesão inteiro
200 gr de queijo de búfala
100gr de champignon
azeite de oliva extra virgem da Blue Ville
200 gramas de tomate seco Q.Sabor
200 gramas de uva Itália sem casca e semente
Modo de preparo
Coloque alface e a rúcula em uma saladeira (na parede interna) junte o tomate seco, as uvas, o queijo de búfala cortado em fatias e o champignon. Regue com o Azeite de Oliva, um pouco de sal, uma pitada de pimenta branca e uma colher de vinagre de maçã ou balsâmico.
--------------------------------------------------------------------------------------
Molho Golf
Ingredientes: Maionese, ketchup e molho inglês.
Modo de preparo: Coloque 2 colheres de sopa de maionese, 2 de ketchup e uma de molho inglês em um pote e mecha bem até ficar homogêneo.
---------------------------------------------------------------------------------------
Filé de linguado a La Delmo
Ingredientes
2kg de filé de linguado ou pescada branca
azeite de oliva extra virgem Blue Ville
100gr de alcaparras
500gr de polpa de tomate
500gr de tomates frescos
4 dentes de alho moidos Q.Sabor
4 cebolas ou 2colheres de cebola em pó Q.Sabor
1kg de camarão pequeno s/casca
Modo de preparo
Frite o filé de linguado ou pescada branca numa Frigideira Nigro Linha do Chef Allan, pois além de muito prática, anatômica e resistente, tem Teflon Platinum, que pode usar objetos metálicos sem danificar as suas propriedades. É apenas uma dica de um bom utensílio, você pode usar a que tiver em casa.
Reserve.
Na panela Nigro Linha do Chef Allan frite as cebolas picadas o alho e junte o molho de tomate e o camarão e cozinhe por 20 minutos. Coloque o peixe em um refratário e o molho por cima e por último os tomates secos da Q. Sabor. Leve ao forno médio por 20 min e esta pronto.
------------------------------------------------------------------------------------------
Filé de linguado a La Silvana
Ingredientes
1kg de Filé de linguado
salsinha e cebolinha desidratada da Q.Sabor
100gr de champignon
1 taça de vinho branco
ervilha fresca de pacote
20gr de pimenta branca Q.Sabor
150 gr de manteiga
1 vidro de mimi-milho Q.Sabor
Modo de preparo
Frite o filé de linguado ou pescada branca. Reserve. Na panela Nigro Linha do Chef Allan derreta a manteiga, junte a ervilha, salsinha e cebolinha, o champignon, o mini-milho, a taça de vinho branco e pimenta branca. Cozinhe por 10 min e após coloque o peixe em um refratário e o molho por cima e leve ao forno médio por 20 min. Está pronto.
-----------------------------------------------------------------------------------------
O Arroz Aromático Thaí Jasmin da Blue Ville é ótimo para estes pratos. Para cada xícara de arroz Blue Ville 2 colheres de sobremesa de azeite de oliva Extra Virgem Blue Ville e sal a gosto e ainda uma pitada de Espinafre em Pó da Q Sabor. O tempo de cozimento não me lembro, mas tem na embalagem.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Dicas da semana
Restaurante: Feira Gastrônomica de Páscoa na Praça Osório.Uma incrível varidade de pratos típicos.
Site: www.nigro.com.br
Filme: Casablanca
Cd: The Big Band Era
Bebida: Rum Matusalem com 1 rodela de limão, gelo e Coca-Cola .
Abraço: Para as minhas amigas Nadyesda Almeida, Márcia Teixeira e Simone Meireles da Time Comunicações, que fazem a melhor coluna social do Paraná. A “Nadyesda Almeida”, meu obrigado pelo apoio de mais de uma década a este aprendiz de colunista gastronômico.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Tempero: CEBOLA (alium cepa)
Crua ou cozida na água com sal, a cebola foi sempre um alimento importante, através dos séculos. É, provavelmente, a mais antiga planta cultivada. Os egípcios apreciavam-na: junto com o alho, alho poró e rabanete era um dos principais alimento dos trabalhadores que construíam as pirâmides.
A cebola é um bulbo bianual: durante o primeiro ano, acumula reservas, no segundo ano dá flores e frutos. Suas flores, em grande número, são pequenas e brancas.
NA CULINÁRIA:
A cebola é utilizada em um grande número de receitas, por isto é comum haver uma boa quantidade dela em qualquer cozinha. É utilizada crua ou cozida, picada, ralada ou em rodelas. As pequenas cebolas brancas também são utilizadas em conserva.
CURIOSIDADE:
Para evitar as lágrimas ao cortar uma cebola, guarde-as na geladeira.
Fonte culinária - ervas &sabores
-----------------------------------------------------------------------------------------
Um forte abraço a todos.
Almoços e Jantares para grupos de amigos ou empresas ligue 41-9103-4043. Vou até o local e preparo vários pratos inéditos ou tradicionais.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Piadas
O FHC estava em uma reunião com o presidente da Bolívia apresentando seus ministros:
- Este é o ministro da saúde, este é o ministro da marinha, este é o ministro da educação, este é o ministro da justiça e assim foi...
Chegou a vez do Presidente da Bolívia:
-Este é o ministro da Saúde, este é o Ministro dos esportes, este da educação, este da Marinha...
Então o FHC começa a dar risada:
-Hahahahaha, pra quê vocês têm Ministro da Marinha se não têm mar?
E o presidente da Bolívia responde:
-Cala a boca!! Quando você apresentou os ministros da Educação e da Saúde eu não dei risada!
Cartilha da Dengue
O Ministério da Saúde acaba de divulgar uma cartilha para tirar as dúvidas mais recentes que surgiram entre a população.
1) Todo Aedes Aegypti transmite a dengue?
- Não há motivo de pânico. Nem todo Aedes Aegypt está contaminado. Só os que picarem você.
2) Acabei de ser picado por um Aedes Aegypti. O que devo fazer?
- O local da picada está infectado. A solução é evitar que o sangue a região se espalhe pelo corpo. Pegue um O.B. ou um Tampax e insira rapidamente na ferida, de modo que o absorvente sugue o sangue contaminado. Se o O.B. ou o Tampax não couber na picada, pegue uma faca e alargue a ferida, até que haja espaço suficiente para a inserção do absorvente.
3) Quando tomo banho, fico com o umbigo cheio d’água. Meu umbigo é um foco para larvas da dengue?
- Sim. O melhor a fazer é não lavar o umbigo, pois o Aedes Aegypti gosta de água limpa. Deixe a água que se acumula no seu umbigo sempre suja.
4) Não importa o que eu faça, sempre há mosquitos em minha casa. O que posso fazer para dormir seguro?
- Nesse caso, pegue um pote raso e deposite um pouco de seu sangue no recipiente. Em vez de o Aedes Aegypti picar você para se alimentar, o mosquito irá direto ao pote, para poupar trabalho.
5) Se eu pegar um Aedes Aegypt morto e o prender com fita durex na parede da minha casa, outros mosquitos ficarão intimidados e abandonarão o local?
- Não. Os Aedes Aegypti não se intimidam diante de cadáveres de amigos mortos. Como o próprio nome diz, o mosquito vem do Egito, onde a população é muçulmana. O Aedes Aegypt encara a morte de seus companheiros
como um sacrifício pela causa de sua espécie. Ver um cadáver de um colega exposto só vai aumentar seus brios e o ímpeto de seus ataques.
6) Uma aranha no meu quarto comeu um Aedes Aegypti. A aranha está contaminada?
- Sim. Chame as autoridades urgentemente para exterminar a aranha. A tendência é que ela tente atacar você para transmitir a dengue. Não tente matá-la, pois a aranha com dengue fica mais agressiva e pode dominá-lo, prendendo você e toda sua família em sua teia.
7) O combate à dengue parece ineficaz. A culpa é do governo?
Boa sorte no próximo voto, caso você sobreviva à epidemia de dengue...
-----------------------------------------------------------------------------------------
Um motociclista ia a 130 km/h por uma estrada e, de repente, deu de encontro com um passarinho e não conseguiu esquivar-se: PÁ!!! Pelo retrovisor, o cara ainda viu o bicho dando várias piruetas no asfalto até ficar estendido.
Não podendo conter o remorso ecológico, ele parou a moto e voltou para socorrer o bichinho. O passarinho estava lá, inconsciente, quase morto. Era tal a angústia do motociclista que ele recolheu a pequena ave, levou-o ao veterinário, foi tratado e medicado, comprou uma gaiolinha e a levou para casa, tendo o cuidado de deixar um pouquinho de pão e água para o acidentado. No dia seguinte, o passarinho recupera a consciência. Ao despertar, vendo-se preso, cercado por grades, com o pedaço de pão e a vasilha de água no canto, o bicho põe as mãos, ou melhor, as asas na cabeça e grita:
- Putisss, matei o motoqueiro!!