Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

O Movimento Escoteiro

13 abr 2010 às 15:48
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O MOVIMENTO ESCOTEIRO


Fui escoteiro minha adolescência inteira. Voltei ao movimento quando minha filha Natália se tornou escoteira em 1999. Sou, agora, Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Verde Vale. Julgo a filosofia do movimento perfeita para o desenvolvimento dos jovens. Quero, por isso, compartilhar nossos princípios com os leitores. Ei-los:
Somos um movimento de crianças e jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. Um movimento de educação não formal, que complementa o trabalho da família, da escola e da religião, interessado em contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento. Interessa-nos mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


VIVER AUTENTICAMENTE

Leia mais:

Imagem de destaque

Vida bela!

Imagem de destaque

Educar é ensinar o quê?

Imagem de destaque

A família do futuro resgatando valores.

Imagem de destaque

Terra sem cultivo não produz; tampouco a mente.


Somos um movimento que caminha em busca de Deus e que estimula seus membros a viver autenticamente, dando testemunho de sua fé. Incentivamos nos jovens a lealdade à Pátria, em harmonia com a promoção da Paz Mundial. Pregamos o amor à nossa terra e ao nosso povo, sem hostilidades entre as nações. Participamos da grande fraternidade escoteira mundial, que valoriza a cooperação internacional.
Cremos na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça. Por isso, queremos contribuir para que o jovem cresça rumo a uma cidadania responsável, participante e útil.

Publicidade


A RELAÇÃO CONSIGO MESMO


Pretendemos que a criança e o jovem aprendam a fazer opções, a descobrir aquilo que querem e podem conquistar. Queremos que sejam capazes de assumir responsabilidades, de formular seu projeto de vida e lutar por ele, conscientes de sua dignidade. Queremos auxiliá-los a viver por sua própria conta, como agentes de seu próprio desenvolvimento.

Publicidade


A RELAÇÃO COM O PRÓXIMO


Propomos que os jovens se realizem pessoalmente por meio de uma relação de serviço ao próximo. Essa aprendizagem para a vida em sociedade educa para o bem comum, permite descobrir o sentido de vida comunitária e incentiva as atitudes de solidariedade e democracia. Aquele que cresce no Escotismo é um cidadão livre, que respeita a liberdade alheia, interessado em humanizar o mundo, em construir a história e criar uma nova sociedade, participativa e fraterna.

Publicidade


A RELAÇÃO COM O MUNDO MATERIAL


Para nosso Movimento, produção, criatividade e invenção, bem como a interpretação de informações disponíveis são meios de educação. A criança e o jovem que inventam uma solução para um problema concreto aprendem a viver. Aquele que imagina um objeto e o produz com suas próprias mãos aprende a conhecer a natureza e a reconhecer sua capacidade de transformá-la.
O jovem que vive esta experiência se liberta de uma noção fatalista de "destino" e rejeita as atitudes conformistas: descobre a tecnologia como um meio a serviço do homem.

Publicidade


O REENCONTRO COM A ESPERANÇA


Convidamos o jovem a descobrir Deus, aderindo a princípios e valores espirituais, vivenciando ou buscando uma religião que os expresse e aceitando os deveres decorrentes dessa adesão. Nosso enfoque educativo ajuda o jovem a valorizar menos o mundo material, buscando o sentido e o valor da vida. Para alcançar esse desenvolvimento propomos aos jovens que assumam um código de ética pessoal, traduzido na Lei e na Promessa Escoteiras, que destacam a honra, a confiança, a lealdade, o serviço ao próximo, a generosidade, a alegria, a honestidade e o amor, possibilitando-lhes um reencontro permanente com a esperança.


PROMESSA ESCOTEIRA
"Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira".

LEI ESCOTEIRA
1 – O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2 – O Escoteiro é leal.
3 – O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4 – O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5 – O Escoteiro é cortês.
6 – O Escoteiro é bom para ao animais e as plantas.
7 – O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8 – O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9 – O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10 – O Escoteiro é limpo de corpo e alma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade