Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Para ser afetivo

13 ago 2009 às 09:50
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ser afetivo é afetar positivamente as demais pessoas a fim de alcançar uma Educação voltada para o ser dotado de corpo, espírito, razão e emoção. Isso parece óbvio. Tem, porém, grande profundidade.

CORPO

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ser dotado de corpo não significa ter um corpo, mas ser constituído de estrutura física de um organismo vivo. Nem todos, porém, pensam assim: o corpo é tratado como a materialidade do ser; não há a percepção de finitude nem o respeito e o cuidado apropriados, que é abster-se do que é prejudicial à saúde e ter alimentação saudável: mais frutas, verduras, legumes e cereais, menos frituras e gorduras.
Outro aspecto importante é a prática de atividade física: caminhar, nadar, fazer ginástica. O importante é exercitar-se com prazer, mas sempre! Quem tem uma boa alimentação e pratica exercícios, tem mais energia para ser afetivo, afinal afetar positivamente os demais exige esforço. Sentado, bradando ordens aos filhos, não se consegue que se incorporem hábitos saudáveis. No máximo, consegue-se obediência: só praticarão o que o adulto quer na presença deste. Para conseguir a incorporação de hábitos saudáveis, há a necessidade do exemplo. Alícia Fernández, psicopedagoga argentina, diz que "não aprendemos com qualquer um, e sim com aquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar". E só outorgamos isso às pessoas com quem nos identificamos.

Leia mais:

Imagem de destaque

Vida bela!

Imagem de destaque

Educar é ensinar o quê?

Imagem de destaque

A família do futuro resgatando valores.

Imagem de destaque

Terra sem cultivo não produz; tampouco a mente.


ESPÍRITO

Publicidade


Ser dotado de espírito não significa frequentar o culto religioso, às vezes por obrigação, e sim ter a consciência de que o espírito é a substância incorpórea, consciente de si, onde se situam os princípios morais, a alma. Para Sócrates, filósofo grego, a alma é o núcleo pensante; é ela que produz os pensamentos. Conclui-se que somos sujeitos do processo mental. Não podemos deixar que os pensamentos passem pela mente sem exercermos ação alguma. É preciso agir sobre os pensamentos, pois atinge-se a felicidade praticando bons pensamentos.
A mente é o único território sobre o qual se tem controle. Temos de controlar o que passa pelo cérebro com uma postura mental positiva e pensamentos úteis: pensar como se produzisse textos que serão lidos por milhares de pessoas. Nesses textos, a missão é transmitir confiança e otimismo, ou seja, a própria felicidade; só que o receptor é você mesmo.
Se espírito e mente têm relação, desenvolver o espírito significa desenvolver a própria mente; e isso se consegue também por meio de esforço. Pode-se enriquecer o espírito por leituras edificantes ou por belas peças musicais, como as de Vivaldi, Mozart e Beethoven, e pela convivência com pessoas agradáveis.


RAZÃO

Publicidade


Ser dotado de razão não significa ser "o dono da verdade", e sim usar a faculdade de raciocinar, de compreender, de julgar. A "razão", então, é a própria inteligência. Desenvolve-se a inteligência praticando a racionalização, ou seja, tornando-se mais reflexivo, voltando-se para dentro de si mesmo a fim de usar a mente em benefício próprio. O nosso dia a dia tem de ser a constante procura da inteligência pelo estudo aprofundado de filósofos, que nos ensinam a arte do bem viver. Não significa tornar-se filósofo, mas conhecer suas teorias e aplicá-las na vida. Kant, filósofo alemão, dizia que não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar. E isso quer dizer que temos de praticar os ensinamentos dos filósofos por meio da prática da bondade, dos valores éticos e da busca incessante do bem viver.


EMOÇÃO

Emoção, para a Psicologia, é uma reação intensa e breve do organismo a um lance inesperado, a qual se acompanha dum estado afetivo de conotação penosa ou agradável. Já "afetivo" provém de "afetividade", que é o conjunto de fenômenos psíquicos que se manifesta sob a forma de emoções, sentimentos e paixões, acompanhados sempre da impressão de dor ou de prazer, de alegria ou de tristeza.
Ser dotado de emoção significa saber enfrentar as reações com tranquilidade quando a conotação for penosa. É ter atitude mental positiva para ter o equilíbrio necessário para conseguir ultrapassar as impressões de dor e de tristeza. Buscar a felicidade com sabedoria é prezar a si próprio, é não se deixar sofrer, é ter disposição para ver as coisas pelo lado bom e esperar uma solução favorável, mesmo nas situações mais difíceis, é, enfim, tentar melhorar-se; ser hoje melhor do que ontem e preparar o amanhã para ser melhor do que hoje.
Ser dotado de corpo, espírito, razão e emoção, portanto, significa ter o controle de sua própria vida, significa ter autodomínio, significa ser Educador de fato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade