Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade

Eba, peguei um resfriado!

13 jun 2003 às 20:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nesta época do ano, ficar resfriado ou gripado é ainda mais fácil. Com a mudança do clima, todo mundo acaba tomando algumas medidas de prevenção, porque ninguém gosta de ficar à mercê de um novo vírus. No entanto, às vezes é bom pegar um resfriado, pois isso nada mais é que uma resposta saudável aos níveis de intoxicação e estresse que sofremos no dia a dia!

Claro que os sintomas são ruins: dor no corpo, garganta inflamada, nariz entupido, tosse, febre, sonolência e dor de cabeça. Se você puder ficar deitado dormindo, é mais fácil de suportar. Mas se você precisar trabalhar, mesmo a mais leve coriza se torna insuportável.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Infelizmente, gripe já não é mais um motivo para se afastar do trabalho. É como dor de cabeça: se você tiver, agüente, porque ninguém morre por causa disso. De fato: há coisas muito piores que gripe e enxaqueca. Mas quem disse que dá para agüentar provavelmente nunca teve nem uma, nem outra. Quem já sofreu com isso sabe que é difícil se manter em pé, pois tudo que se quer é repousar.

Leia mais:

Imagem de destaque

A Prioridade do Pai de Sabrina

Imagem de destaque

Dormir bem é passar o dia bem

Imagem de destaque

Rótulo em casca de banana

Imagem de destaque

Melhor aos trinta


Mas temos que agüentar sem repouso. Então, para ajudar, passamos a tomar antigripais. Quando os antigripais deixaram de funcionar, passamos a tomar vacinas antigripe. Tudo em nome da produtividade no trabalho: ninguém mais pode se dar ao luxo de ficar gripado hoje em dia.

Publicidade


O nosso corpo é que parece não saber disso e insiste em nos pôr a nocaute todo o ano com uma nova gripe. Por que? Existe um bom motivo: se não fosse por causa de uma gripe, talvez desenvolvêssemos doenças mais graves.


De acordo com um conceito muito caro à medicina Ayurveda, a doença aparece quando existe uma desordem, um desequilíbrio entre o corpo e suas interações com o meio externo. Depois da doença, o corpo se reequilibra e os sintomas passam. Daí se deriva um outro conceito básico ao Ayurveda: o da capacidade do homem de se auto-curar.

Publicidade


Você já deve ter ouvido aquela piadinha sobre gripe: para se curar, tome um monte de remédios e espere 7 dias ou não tome remédio nenhum, espere 7 dias e se cure do mesmo jeito. A gripe passa quando o corpo já tiver expurgado as toxinas que, acumuladas em excesso, prejudicam-no.


Diariamente, através da urina, fezes, suor e de outros tipos de excreções, as toxinas são eliminadas do corpo. Quando estamos sob estresse, estes mecanismos excretores podem falhar ou ficar sobrecarregados. É quando o corpo reage de forma um pouco mais "enfática", digamos assim, obrigando-nos a repousar para que ele complete sua rotina de purificação.

Publicidade


Se não dermos ao nosso corpo o repouso que ele pede, um resfriado poderá se transformar em algo pior. Toda doença sem cuidado pode piorar. Nunca deixe de procurar um médico se ficar doente. Mas entenda que nem toda doença precisa ser necessariamente ruim ou requerer farmacopéicos logo no início. Repouso e dieta alimentar encabeçam o tratamento de várias patologias.


Portanto, na próxima vez em que ficar resfriado, não brigue com a doença, brigue com seu chefe se ele não lhe permitir voltar para casa. Depois que o resfriado passar, você vai se perceber mais bem disposto do que antes, com a mente mais relaxada; seu corpo estará funcionando sem tantas toxinas e até mesmo sua pele terá um melhor aspecto.


A minha última gripe foi assim. Depois dela, ficou a lição de não sobrecarregar de novo nem meu corpo, nem minha mente. Mas se eu falhar nisso de novo e ficar gripada, certamente não vou me aborrecer. Vou pular na cama e ficar de molho para aprender tudo de novo.

Com carinho, Shri Nitya Satyanarayana


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade