Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Da cor do pecado!

Anote importantes dicas para ter uma pele bronzeada e saudável

Redação Bonde
11 dez 2013 às 09:40
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ter a pele bronzeada, com aquela aparência de quem acabou de voltar da praia, é um símbolo do verão. Mas o que fazer nas outras estações do ano ou quando o clima não ajuda, e você não sabe como ganhar uma corzinha?

A alternativa é optar por produtos de beleza que bronzeiam a pele sem a necessidade de sair de casa. De cremes autobronzeadores à maquiagem própria para esse tipo de efeito, hoje é possível encontrar uma série de opções disponíveis no mercado. Mas esteja atenta a alguns cuidados antes de apostar nessa ideia.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Autobronzeadores

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Por terem em sua formulação a diidroxiacetona (DHA), um tipo de açúcar que dá cor à pele também conhecido como glicerona, as loções autobronzeadoras têm efeito temporário, proporcionando uma tonalidade mais escura sem causar danos.

Publicidade


"Em geral, esses produtos não têm contraindicações. Mas, assim como deve ocorrer com qualquer outro cosmético, faça um teste para se certificar de que não é alérgica", afirma a dermatologista Marcia Monteiro. Para isso, aplique em uma pequena área do corpo e observe se aparece alguma irritação ou outra reação.


Esse cuidado serve também para você ter uma ideia do potencial do autobronzeador, evitando surpresas. "É importante lembrar que ele apenas colore a pele. Por esse motivo, continue usando o protetor solar", alerta.

Publicidade


Outro ponto fundamental é saber utilizar o produto corretamente, sem exagero e nas regiões certas.


Veja algumas dicas:

Publicidade


Antes de aplicar o produto, faça uma esfoliação durante o banho para eliminar o excesso de células mortas, uniformizando o tom da pele.


Use luvas para não manchar as mãos.

Publicidade


Faça movimentos longos, sem pressa, certificando-se de que todas as áreas foram cobertas. Se perceber que alguma região do corpo está ficando mais escura, passe um algodão umedecido.


Peça ajuda para aplicar o produto nas costas.

Publicidade


No rosto, os movimentos devem ser de dentro para fora, sempre tomando cuidado com os olhos. E não se esqueça das orelhas e da nuca; do contrário, o resultado não ficará uniforme.


Espere cerca de 20 minutos antes de se vestir para dar tempo de o produto secar e não manchar a roupa.

Publicidade


Para chegar ao tom que você deseja, reaplique o autobronzeador a cada dois dias. Já para manter a cor, repita a operação a cada duas semanas. E lembre: o exagero deixará a pele com um tom artificial.


Faça a sua maquiagem


Se você não acha que os autobronzeadores são a melhor solução, uma boa maquiagem pode fazer toda a diferença. E é superfácil de fazer!


O maquiador Junior Alves diz que tudo começa com uma base um tom acima da cor da sua pele. Mas evite ultrapassar esse limite para não correr o risco de o resultado parecer artificial. "A base deve ser aplicada após o primer, que prepara a pele e dá mais fixação à maquiagem", ressalta Junior.


O próximo passo é o corretivo, que disfarça imperfeições, olheiras e pequenas manchas. Depois, o maquiador indica um blush em tons terrosos e sem brilho, mas não muito mais escuro do que a sua cor natural.


"Com um pincel próprio, e sem excesso para não parecer exagerado, aplique o blush na linha imaginária que vai do início da orelha até dois dedos antes do canto dos lábios", explica Junior. Se quiser um efeito mais festivo, para a noite, a dica é usar um iluminador na parte superior das maçãs do rosto.

Outra maneira de criar um visual bronzeado é trocar o blush pelos chamados bronzers, próprios para esse efeito, disponíveis em inúmeras versões: pó compacto, pó solto, bastão e até em gel. Nesse caso, aplique nos pontos que costumam "queimar" mais ao sol, como as maçãs do rosto, o nariz, o queixo e o meio da testa. Para o dia, os mais indicados são os opacos ou acetinados. À noite, os perolados e com brilho fazem a diferença. (Fonte: Portal Vital /Unilever)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade