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Cinco passos para combater a TPM com exercícios físicos

Redação Bonde
04 jul 2014 às 11:17
- Reprodução
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Cerca de 80% das mulheres sofrem com os sintomas da Tensão Pré-menstrual, a temida TPM. E embora muitas mulheres acabem 'se entregando' e deixando os exercícios de lado neste período, as atividades físicas são grandes aliadas para combater o desconforto. De acordo com a professora de educação física da Academia Contours, Juliana Carvalho, os exercícios aeróbicos, alongamentos, além dos localizados para a região pélvica, como os abdominais são os mais indicados. "Nesse período, o treino deve ser agradável e dinâmico", explica a professora da Academia Contours. Abaixo, ela descreve cinco passos para acabar com a TPM malhando.

Aposte no circuito de 30 minutos: "O circuito traz resultados rápidos e eficazes, porque aumenta a circulação linfática, elimina o excesso de líquidos, controla o peso, melhora a postura, alivia as dores, promove uma sensação de bem-estar e tranquilidade, além de ser rápido e seguro", recomenda a professora da Contours.

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Invista nos exercícios aeróbicos: No combate a TPM, dentre os exercícios mais indicados estão os aeróbicos como bike, jump, corda, dança. "Mas, para quem treina constantemente, os exercícios de força, como musculação também podem ser realizados, desde que em baixa intensidade", recomenda Juliana, professora da Contours.

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Escolha as abdominais: "Para o alívio das cólicas, comuns nesta fase, os exercícios para região pélvica como abdominais, exercícios de contração do períneo e exercícios para região interna de coxas são indicados porque estimulam e facilitam o fluxo menstrual", explica a professora da Contours. Os alongamentos também ajudam no alívio das dores na lombar e nas pernas.


Pegue leve: Nesse período, o ideal é realizar treinos com intensidade mais leve. A TPM não é um bom momento para aumentar intensidade ou carga do treino. "Nessa fase, devido a fatores fisiológicos a mulher reduz a capacidade de concentração e aumenta a sensação de fadiga muscular (como se o músculo ficasse mais sensível)", aponta a professora da Contours.

Controle a compulsão por doces: A compulsão por doces na TPM ocorre pela baixa da serotonina (substância produzida no organismo que traz a sensação de bom humor e felicidade), a mulher sente vontade de comer doces, pois, o açúcar libera endorfinas trazendo bem-estar, por outro lado, facilita a retenção hídrica e o ganho de peso. "O exercício físico produz endorfinas de forma muito mais saudável, a mulher não terá aquela compulsão por chocolates", alerta a professora da Contours.


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