Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fica a dica!

Como saber se o maracujá está bom?

Com informações do Wikihow
10 ago 2017 às 09:10
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Às vezes, pode ser um pouco difícil saber se um maracujá está maduro, já que ele começa a parecer velho e enrugado antes de chegar no ponto. Mas, se você souber quais sinais deve procurar ao segurar a fruta nas mãos, dá para encontrar uma madura. Se estiver fazendo compras no mercado ou na feira e não encontrar um maracujá pronto para consumir, leve os que estiverem melhores e deixe-os amadurecendo em casa.

1 - Perceba se a fruta está madura pela cor. Evite maracujás verdes. Lembre-se: quanto mais verde, menos maduro. Isso vale para muitas frutas, na verdade. Perceba quais maracujás estão amadurecendo pela mudança de cor. Procure os que tiverem ganhado uma coloração roxa, vermelha ou amarela. Alguns terão tonalidade uniforme, enquanto outros ficarão com cores misturadas.

2
- Observe a textura da casca. O maracujá verde terá casca lisa, enquanto os maduros estarão enrugados e com covinhas. Prefira os que estiverem enrugados, mas não muito. Maracujás muito enrugados já passaram do ponto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


3 - Veja se a fruta está machucada. Olhe bem e veja se ela tem cortes, pontos pretos ou buracos; eles na verdade são normais e às vezes não indicam que a fruta está ruim. Frutas machucadas podem ser consumidas, mas é preciso prestar atenção nestes pontos porque, se deixarem caminho aberto até a polpa, a fruta pode estar contaminada. As partes que estiverem machucadas ou com mofo podem ser removidas. Se o mofo estiver só na casca, lave-a. Não tem problema nenhum, pois você não vai comer a casca.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


4 - Escolha frutas pesadas. Sinta o peso na mão. As frutas verdes serão sempre mais leves. Prefira as que estiverem mais pesadas do que você esperaria levando em conta o tamanho.

Publicidade


5 - Escolha um maracujá firme. Aperte suavemente a fruta. A casca deve ceder um pouco com a pressão, mas ainda assim se manterá firme. Se estiver muito dura, está verde. Se estiver meio mole, é porque passou do ponto.


6 - Deixe o maracujá amadurecer em temperatura ambiente. Se tiver alguma fruta que está quase no ponto, mas ainda não chegou lá, deixe-a descansar por alguns dias para amadurecer mais. Deixe-a em temperatura ambiente e longe da luz solar. Olhe todos os dias para evitar que ela fique enrugada demais, pois neste ponto a polpa começa a secar.

7 - Guarde maracujás abertos na geladeira ou no congelador. Depois de aberto, ponha a fruta na geladeira ou no congelador para evitar que estrague. O maracujá dura, no máximo, uma semana aberto na geladeira. No congelador, guarde a polpa em um saco feito para congelar alimentos; isso conserva a fruta por até 12 meses.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade