Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas profissionais

Saiba quais hábitos atrapalham a autoestima

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 jun 2017 às 14:55
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Elevar a autoestima é um dos primeiros passos para crescer e melhorar tanto pessoalmente quanto profissionalmente. No entanto, a psicóloga e máster coach Gislene Isquierdo alerta que, antes de buscar elevar a autoestima e trabalhar o desenvolvimento pessoal, é importante lutar contra algumas atitudes que podem destruir a autoestima. "Primeiro, comece fazendo uma limpeza nos hábitos que atrapalham a sua autoestima, e depois vamos cuidar de melhorá-la", resume a especialista, que destaca os sete hábitos que atrapalham a autoestima.

Comparação

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Gislene, comparar-se com os outros é algo que mina a autoestima de qualquer um. "E pode ser ruim para a autoestima das pessoas ao seu redor, já que as pessoas que acreditam que a grama do vizinho é sempre mais verde podem comparar os amigos, filhos e familiares com os familiares dos outros", conta a psicóloga. Ela conta que, sempre que uma pessoa faz uma comparação, ela quase sempre se desvaloriza diante do outro. "Reflita sobre esse hábito e fique alerta para evitá-lo".

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Esperar o reconhecimento dos outros

Publicidade


Pessoas com autoestima elevada não fazem bons trabalhos para serem reconhecidas, mas porque querem fazer algo bem feito, como explica a especialista. "Faça algo bem feito e se reconheça, se elogie, mas não fique esperando reconhecimento e elogio das pessoas ao seu redor", alerta. Gislene destaca que é preciso não depender dos outros, apenas de si mesmo. "Pode ser que o reconhecimento dos outros nunca aconteça, então não fique dependendo deles", sugere.


Colocar os outros em primeiro lugar

Publicidade


Segundo a psicóloga, eventualmente colocamos outras pessoas em primeiro lugar, e isso não é um problema. "O problema é colocar os outros sempre em primeiro lugar", explica. "Isso acaba tirando a sua energia e criando a expectativa de que alguém, em algum momento, vai te colocar em primeiro lugar", explica. Gislene destaca que muitas pessoas acabam apenas sobrevivendo, em vez de viver, porque nunca se colocam em primeiro lugar. "Quando você se valoriza e faz coisas porque se colocou em primeiro lugar, você passa a viver mais intensamente e garante que vai ser muito mais feliz", explica.


Competição em excesso

Gislene conta, com base em sua experiência de oferecer treinamentos nas empresas, que todos os lugares com excesso de competitividade acabam detonando a autoestima das pessoas. "Competição não é 100% ruim, mas competição em excesso é", explica. A proposta da psicóloga é que, ao invés de competir, as pessoas possam cooperar na vida das outras. "Procure agregar valor à vida das pessoas ao seu redor", indica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade