Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desconforto e dor

Varizes pélvicas são um problema para a saúde da mulher

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
19 abr 2017 às 14:16
- Reprodução/Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para algumas mulheres, a relação sexual não é sinônimo de prazer, mas sim, de dor. Para elas, o sexo pode ser bastante doloroso durante e após o coito e elas têm dificuldades de lidar com o problema. O cirurgião vascular e endovascular dr. Robert Guimarães, da capital paulista, explica que as varizes pélvicas são vasos ou veias dilatados próximo ao útero, ovários e trompas, que atrapalham o retorno venoso, inflamam e causam dores intensas. "As mulheres com este problema costumam se queixar de dores durante e após o ato sexual e também quando está próximo ao período menstrual", conta o médico.

Isto ocorre porque a ação dos hormônios favorecem a inflamação. "É por isso também que mulheres com o problema podem engravidar, mas antes precisam tratar as varizes. Os hormônios da gestação tendem a piorá-las muito", indica o cirurgião vascular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre os principais sintomas das varizes pélvicas estão: peso na região do baixo ventre, incontinência urinária, dor no abdômen que piora no fim do dia, após relações sexuais e no período menstrual, aumento do fluxo menstrual.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


O diagnóstico é feito por meio de exames indolores e não-invasivos, como o ultrassom com doppler colorido, a angiotomografia e a angioressonância. "Estes dois últimos são os que melhor detectam o problema", conta Dr. Robert, que diz que o tratamento ocorre pela embolização dos vasos e veias problemáticos. "O procedimento é feito por meio de microcatéteres e a embolização de molas ou espuma para interromper o fluxo sanguíneo no local inflamado", explica. Com anestesia local, o procedimento é pouco doloroso e a paciente tem alta no dia seguinte à embolização, podendo voltar à rotina normal em poucos dias.

É importante ressaltar que o médico ginecologista pode auxiliar no tratamento e, somado a outros sintomas, o diagnóstico pode indicar este problema crônico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade