O filho já adolescente faz a pergunta cheio de curiosidade: "Pai, quanto custa um casamento?". O pai responde com certa ironia: "Não sei meu filho, estou pagando até hoje...".
A piada bastante conhecida entre os profissionais de finanças, ilustra as dificuldades de se calcular exatamente o custo de uma cerimônia de casamento. Visite uma feira do setor e você verá que existem opções de casamento para todos os bolsos.
Ainda no clima de olimpíadas, relacionei dicas práticas de ouro, prata e bronze para realizar uma bela cerimônia de casamento sem estourar o orçamento da mais nova família.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Detalhes do evento podem custar bem caro, como violinistas ao vivo, uma réplica de castelo medieval como local do evento, limusine para levar a noiva, véu e grinalda com luzes que acendem quando os noivos se beijam e muitos outras possibilidades.
Se você está pensando em se casar aqui vai uma dica que vale ouro: antes de pensar em qualquer aspecto do evento, defina quanto quer gastar. Um erro financeiro comum em nossa cultura é sair às compras sem ter claro – na mente de cada envolvido – um limite de orçamento.
Sem uma conversa anterior do casal para saber o valor exato que desejam gastar, ficará difícil recusar os violinos. Afinal, são tão lindos e os músicos tão bem vestidos. A contratação ou não de um item pode gerar desentendimentos que, todos concordamos, não será nada produtivo ao jovem casal.
Assim, o primeiro passo é definir o valor a ser investido na cerimônia, festa ou recepção dos convidados. Se dentro deste valor é possível incluir uma novidade ótimo. Se não for, será descartado sem maiores discussões.
Depois da regra de ouro vem a regra de prata: contrate tudo com muita antecedência. Esta dica tem uma estreita ligação com o planejamento do evento. Desde os tempos da Bíblia, os noivos não calculam bem as quantidades. Neste caso, faltou vinho na festa e Jesus Cristo precisou fazer o seu primeiro milagre.
Caso você não tenha um convidado capaz de transformar água em vinho é melhor conversar muito com quem tem experiência no ramo, consultar duas ou três empresas para cada item e certificar-se da capacidade deles de atender eventos com qualidade.
Se você optar por uma produção caseira, contando com amigos e familiares, o cuidado deve ser redobrado ao checar os detalhes de decoração, alimentos, bebidas, cerimonial e outros.
A regra de bronze é ter muita calma na hora de fazer as compras para a nova residência. Você pode comprar o básico e depois adquirir novos itens conforme a necessidade vai surgindo.
Faça uma lista de presentes para os convidados e deixe nas lojas que disponibilizam o serviço pela internet. Facilita a vida de todos, principalmente dos convidados que não precisam passar muito tempo escolhendo o presente, nem ficar na dúvida sobre o quanto ele vai agradar o casal ou não.
Depois disto, você verifica o que não ganhou e compra. Ah! Este cuidado também evita que você ganhe vários itens repetidos. Não é fácil decidir o que fazer com 5 panelas de pressão!
Agora que passamos por todas as dicas, vamos reunir o pódium pra relembrar:
Dica de ouro: defina o valor que será investido na sua festa;
Dica de prata: contrate tudo com antecedência;
Dica de bronze: tenha calma nas compras.
Tenho certeza que estes cuidados podem economizar um montante enorme de tempo e dinheiro do jovem casal.
*Por Samuel Marques, advogado consultor em finanças pessoais e professor do curso "Organização Financeira" para a OZ! Organiza sua Vida.