Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Tal pai tal filho...

Alergia atinge 90% dos filhos de pais alérgicos

Redação Bonde
17 jun 2010 às 11:09
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A mãe alérgica tem em torno de 40% de chance de ter um filho alérgico. Se o pai também tiver algum tipo de alergia, a probabilidade de a criança ser alérgica é de aproximadamente 90%. E mesmo que os pais não sejam alérgicos, o bebê ainda tem um risco de até 15% de desenvolver alergias. Quem esclarece é a pediatra Ivani Mancini, do Fleury Medicina e Saúde.

"A alergia nada mais é que uma reação exagerada do organismo contra agentes identificados pelo sistema imunológico como agressores. No nosso dia-a-dia estamos todos expostos a esses agentes alergênicos (como ácaros, poeira, pelo de animais), que são encontrados tanto dentro quanto fora do lar", explica a pediatra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Muitas pessoas desconhecem que medidas simples previnem e até evitam crises de alergia, em especial nas crianças, que, quando alérgicas, são mais propensas a infecções de ouvido e a asma. Por isso, a pediatra elencou algumas dicas fáceis das mamães aplicarem e garantirem um ambiente mais saudável a seus pequenos.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Diferenciando resfriado de alergia

Publicidade


Sintomas como narizinho escorrendo, espirros, coceira e vermelhidão nos olhos e nariz podem ser facilmente confundidos com resfriado, quando na verdade são reações alérgicas. O fator que vai diferenciar esses dois casos é a febre. Alergia não causa febre.


Rinite e Asma - o que fazer?

Publicidade


São dois tipos de reações alérgicas muito comuns em crianças. Quando os sintomas estão localizados nas vias aéreas, como nariz, olhos e garganta o mais provável é que seja uma crise de rinite. Se ocorrer chiado no peito, a suspeita pode ser de asma ou bronquite. Nessas situações, os pais também devem evitar usar perfumes e produtos de limpeza com cheiro forte, além de não fumarem perto da criança. Esses produtos não causam alergia, mas são fontes de irritação na mucosa respiratória e essa irritação pode desencadear a crise alérgica. Também é preciso estar atento a chamada dermatite atópica, frequente em crianças, em que se observa a pele seca, irritada e com coceira, sobretudo na face e nas dobrinhas dos braços e pernas. Se observado algum desses sintomas, é importante procurar ajuda médica.


Brinquedos, animais de estimação e decoração pode?

Publicidade


Não é preciso descartar nenhum desses itens, mas é preciso tomar alguns cuidados. No caso dos brinquedos, as pelúcias devem ser evitadas, pois facilitam o acúmulo de poeira e ácaros. No entanto, se não houver outro jeito, evite colocá-las no berço ou na cama com a criança.


Na decoração, tapetes, cortinas e carpetes devem ser fáceis de limpar e serem lavados semanalmente.


O problema dos animais de estimação é o pelo, em especial, o do gato que geralmente desencadeia crises de asma em crianças com propensão à alergia. Por isso, se tiver animais, mantenha-os no quintal e não dentro de casa.

"Com todos esses cuidados, pais e mães podem ter a certeza de que estão proporcionando a seus filhos um ambiente saudável e ideal para seu desenvolvimento", conclui a médica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade