Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atente-se às dores

Ambulatório de Cefaleia da PUCPR Londrina alerta para aumento dos casos de enxaqueca

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 mai 2021 às 11:20
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aumento das queixas recorrentes de dor de cabeça e crises de enxaqueca na pandemia é uma realidade que muitos médicos vêm se deparando.


Segundo um levantamento realizado a partir do aplicativo Migraine Buddy com dados de 124.717 usuários mensais, a pandemia piorou os quadros de enxaqueca. Para a pesquisa, foram ouvidos 1.689 pessoas que afirmaram que a frequência média de enxaqueca aumentou anualmente de 2018 a 2020. Os quatro gatilhos mais comuns foram estresse em 39,71%, falta de sono, 22,8%; cervicalgia (dor no pescoço) em 20% e, ansiedade em 19% dos participantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Um dos principais gatilhos das crises de enxaqueca é o estresse. E com a pandemia do novo coronavírus, impossível ficar indiferente diante dos sofrimentos e privações que sofremos. Tanto em estudos quanto na prática clínica, o que se viu foi uma piora da enxaqueca, principalmente por causa do estresse, mas também por fatores como insônia, ansiedade, restrição de atividade física e cancelamento ou adiamento de consultas médicas”, explica a médica neurologista Aline Vitali da Silva, coordenadora do Ambulatório de Atendimento em Cefaleia da PUC (Pontifícia Universidade Católica) Câmpus Londrina.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


A cefaleia ainda ser um dos sintomas e possível sequela da Covid-19. "Diversos estudos apontam crises de enxaqueca como um dos efeitos da chamada Covid longa”, afirma a especialista. A enxaqueca, que afeta mais de 30 milhões de brasileiros, é a doença neurológica mais incapacitante e acomete principalmente mulheres e jovens, fazendo com que as pessoas percam dias de trabalho, estudos, atividades sociais e de lazer.

Publicidade


Não é normal viver com dor


Estima-se que uma a cada cinco mulheres e um a cada 15 homens têm a doença. O ambulatório alerta que a enxaqueca é uma doença neurológica complexa sem cura, mas existem tratamentos que auxiliam os pacientes a lidarem com sua condição.

Publicidade


Para combater as crises, informação e acompanhamento médico são essenciais. O tratamento exige atenção individualizada, por outro lado é uma oportunidade de recuperar a qualidade de vida. Os cuidados devem ser redobrados no período de pandemia, porque os hábitos do paciente influenciam no quadro geral e nas crises de enxaqueca.


Informação dos especialistas:- Os pesquisadores do Ambulatório da PUCPR Londrina desenvolveram o e-book "Não é drama, é dor de cabeça” com esclarecimentos sobre enxaqueca (migrânea) e dor de cabeça (cefaleia). O livro virtual e de livre acesso pela comunidade é o resultado de um ano de pesquisa de professores e estudantes do curso de Medicina com o objetivo de responder às principais dúvidas dos pacientes.

O livro teve a supervisão e orientação das professoras Aline Vitali, Regina Célia Poli-Frederico e Valéria Aparecida Bello, do curso de Medicina da PUCPR Câmpus Londrina. Na obra, estão inclusas informações sobre os tratamentos mais conhecidos e os mais recentes, como medicamentos que atuam em nível molecular, o uso da toxina botulínica (Botox®️) e uma lista de aplicativos de celular que ajudam o paciente a ficar atento à sua rotina evitando as crises de enxaqueca. A publicação pode ser acessada de forma gratuita pelo site Não é Drama.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade