Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Educação

Aprenda a estimular a autonomia das crianças desde cedo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 set 2020 às 11:56
- Reprodução/Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Errar é uma atitude comum do ser humano. Entretanto, somos cobrados desde cedo a não cometermos falhas ao longo da vida. E é esta insegurança frente aos erros que pode atrapalhar o desenvolvimento da autonomia durante a infância.

Por isso, está na hora de refletir: quantas vezes você já não fez algo no lugar de seu filho e, portanto, interferiu no seu processo de aprendizagem?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga especialista em educação infantil e gestão escolar, essa superproteção pode, em algum momento, acabar atrapalhando o desenvolvimento da criança como pessoa.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


"Hoje é uma criança, amanhã será um adulto. Ele precisa dessa autonomia no dia a dia pra realizar as suas tarefas, para errar e acertar sua caminhada”, diz.

Publicidade


"É essencial que os pais e responsáveis saibam lidar com as falhas da criança da melhor maneira, sem a condenar, para que ela não fique com medo de encarar novas experiências”, complementa a especialista.


Para os pais, esse processo de aprendizagem e de ganho de autonomia pode representar um verdadeiro desafio. Mas para que a criança cresça independente e capaz de resolver os problemas da vida, é preciso que os responsáveis proporcionem as condições adequadas para que o pequeno aprenda com os próprios erros.

Publicidade


Encaixar um brinquedo, escolher a fruta do lanche, escovar os dentes e arrumar a barra da calça, por exemplo, são tarefas simples que devem ser incentivadas às crianças.


"Uma dica importante é ensiná-las desde cedo a ter responsabilidade sobre seus atos, para que sempre que façam algo errado, sejam responsáveis por assumi-los”, conta.


Segundo a especialista, refletir com os pequenos sobre os erros cometidos no passado também é uma alternativa, pois ajuda a criança a visualizar as lições aprendidas na prática.

"Cabe aos pais e responsáveis incentivar seus filhos a sempre melhorarem, para que tomem decisões corretas. Afinal, é errando que se aprende”, completa Ana Regina Caminha Braga.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade