Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aproveito o findi!

Ayurveda e ansiedade: 7 dicas para amenizar sintomas e promover o bem-estar

WeMystic Brasil
05 fev 2021 às 09:48
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por definição, ansiedade é uma condição que resulta do excesso de pensamentos, de um gasto energético muito grande, a respeito de um futuro ainda incerto. Mas convenhamos, quem não se sente assim de vez em quando?


Sentir ansiedade é perfeitamente normal, quando em níveis moderados, ou em situações pontuais. O problema é quando ela começa a tomar conta da sua vida, paralisar ações, reações e causar transtornos na vida cotidiana. Quando isso acontece, definitivamente, precisamos de uma interferência. E o Ayurveda promete ter a solução para isso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A visão do Ayurveda sobre a ansiedade

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Segundo a perspectiva do Ayurveda, uma ciência indiana milenar, ansiedade nada mais é que um desequilíbrio do dosha Vata — regido pelo Ar + Éter e caracterizado pela leveza, aspereza, mobilidade e secura.

Publicidade


Um desequilíbrio de Vata, mentalmente, está associado a pensamentos erráticos, preocupações, obsessão, confusão e dificuldade de concentração. Além disso, também está associado a um sistema nervoso hiperexcitável e problemas para dormir. Se você já ouviu alguém dizer que se sente "desestabilizada", essa é uma descrição clássica do desequilíbrio de Vata. É muita energia na mente, e pouca nos pés.


Portanto, quando a ansiedade se manifesta em um nível exacerbado, o Ayurveda considera a necessidade de equilibrar os doshas, incorporando qualidades opostas com essa finalidade. No caso, precisamos balancear corpo e mente com a presença do dosha Kapha, regido pela Terra + Água — um biotipo pesado, doce, estático e suave.
Esse equilíbrio pode ser obtido por meio de uma alteração na rotina, exercícios físicos, alimentação, suplementação e terapias alternativas. E aqui listamos algumas formas de reduzir os níveis de ansiedade com o auxílio de práticas ayurvédicas.

Publicidade


1. Siga uma rotina


Crie uma estrutura relativamente sólida para o seu dia, respeitando uma rotina e evitando escolhas nocivas de estilo de vida.

Publicidade


Isso significa que você deve estabelecer horários fixos para se alimentar, para trabalhar, se exercitar, distrair a mente e dormir. A rotina é muito importante para estabilizar Vata, aterrar a energia inquieta e acalmar até mesmo a mente mais caótica.


Quer algumas dicas adicionais? Então que tal adotar o hábito de anotar seus afazeres em um diário ou caderninho? Esse processo cauteloso de registro vai ajudar você a digerir tudo aquilo que seus cinco sentidos captaram ao longo do dia.

Publicidade


Embora você não seja capaz de controlar tudo o que gera ansiedade, criar essa rotina pode te ajudar a acompanhar mais de perto os sintomas da sua ansiedade, além de oferecer uma visão mais ampla de possíveis gatilhos.


Inclua tudo em seu diário, desde o que você comeu/bebeu, onde estava, com quem estava, a hora do dia, o que ouviu e qualquer um dos seus sintomas físicos.

Publicidade


2. Cuide da sua alimentação


A alimentação é uma das bases do Ayurveda para equilibrar os doshas. No caso, quando Vata está agravado, a recomendação inclui a ingestão de alimentos quentes e nutritivos (vegetais cozidos no vapor, sopas caseiras e abóbora assada) na maioria das refeições do dia, até que a ansiedade melhore significativamente e permaneça estável.

Publicidade


Agora imagine que seu sistema digestivo é como um fogão a lenha, que precisa de manutenção para que continue aquecendo adequadamente. Manter uma boa digestão ao longo do dia significa alimentar o fogo não apenas com boa comida, mas também com horários regulares.


Sabemos que o cérebro e o intestino estão fisiologicamente conectados, portanto, reserve um horário certo para fazer cada refeição, respeitando o seu poder digestivo. Veja como começar:


Café da manhã: procure tomar entre as 7h e 9h, ingerindo alimentos quentes, bem temperados e de fácil digestão;
Almoço: é hora da sua maior refeição, e deve ser realizada entre as 11h e às 13h, quando seu Agni (fogo digestivo) está mais forte;
Jantar: faça uma refeição leve, em porções menores, entre as 16h e 18h, para otimizar suas funções metabólicas.


3. Medite com constância


A meditação é uma ferramenta maravilhosa, baseada em evidências, para curar a ansiedade. Visando o domínio da mente, ela envolve e prática de abandonar pensamentos, regular a respiração e render-se ao momento presente.


Ainda que a meditação seja um treinamento para o resto da vida, o indicado é que você consiga meditar pelo menos 20 minutos por dia — especialmente inserindo a prática em uma rotina (como a primeira coisa a se fazer todas as manhãs).


Se você não faz ideia por onde começar, saiba que existem muitos aplicativos que podem guiar seus primeiros passos; nem que você comece com apenas 5 minutinhos por dia.


O importante aqui é ter consistência. Dedique um espaço do seu dia, todos os dias, no mesmo horário, para a prática. Em poucas semanas você já começará a sentir os resultados — e não vai mais querer parar!


4. Pratique Yoga


Outra prática que, cientificamente, promete muitos resultados para aliviar a ansiedade é a yoga. Por isso, busque dedicar pelo menos 15 minutos do seu dia às posturas e ao processo meditativo que ela induz.


Além de ser calmante para o sistema nervoso, a yoga aumenta os níveis de glutationa, um antioxidante natural que ajuda você a ter uma aparência jovem e radiante, previne doenças e desintoxica o corpo.


Vale dizer ainda que é muito mais fácil meditar depois de fazer yoga, então considere fazer entre 10 e 15 minutos de yoga seguidos de meditação logo pela manhã e/ou no final da tarde — especialmente se estiver se sentindo estressado ou ansioso.


Se ainda não tiver nenhuma experiência com a prática yoga, é recomendado que você busque por aulas com um profissional principalmente durante os primeiros meses, para evitar lesões. Quando estiver mais familiarizado, poderá fazer uso de aplicativos ou até mesmo da sua própria experiência para elaborar uma rotina.


5. Foque na respiração


Outra forma de tratar a ansiedade, de acordo com o Ayurveda, é através da respiração. Denominado Pranayama (sendo "prana” a fonte de toda a energia e "ayama”, intensidade), a técnica consiste na expansão da bioenergia do corpo humano por meio da respiração consciente e estruturada.


Uma das técnicas mais eficazes de Pranayama para amenizar a ansiedade é conhecida como Sama Vritti (respiração equilibrada), e é bastante indicada para iniciantes, pois você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar, promovendo calma e concentração.


Para começar, sente-se em uma posição confortável com as pernas cruzadas e as costas eretas, ou deite-se para uma prática mais restauradora. Feche os olhos e concentre-se na respiração. Apenas observe e deixe fluir naturalmente.


Quando se sentir pronto, comece a inspirar contando até 4 e expire contando até 4. À medida que você for praticando, experimente contar até números mais altos — apenas certifique-se de que a inspiração e a expiração tenham a mesma duração. Continue respirando dessa maneira por vários minutos ou até sentir o corpo e a mente relaxarem.


6. Aposte em Shirodhara


O termo Shirodhara vem das palavras sânscritas shiro (cabeça) e dhara (fluxo), e consistem em uma terapia corporal ayurvédica tradicional, em que um fluxo constante e suave de óleo quente é derramado continuamente sobre a testa para ajudar a acalmar e curar um sistema nervoso desgastado.


De acordo com os ensinamentos ayurvédicos, a aplicação suave, mas constante de óleo estimula a circulação sanguínea saudável para o cérebro e a glândula pituitária, enquanto certas ervas e essências adicionadas podem fornecer alívio dos sintomas de ansiedade, enxaquecas, insônia e neuralgia.


Essa terapia é especialmente projetada para cultivar uma sensação de relaxamento profundo da mente e do corpo, da cabeça aos pés, dando ao seu sistema nervoso a oportunidade de começar uma reparação orgânica. Estudos mostram que Shirodhara leva a um estado de serenidade muito semelhante à resposta de relaxamento observada na meditação.


7. Suplemente com Ashwagandha


Muito aclamada na Índia e na África como uma erva rasayana (rejuvenescedora), a Ashwagandha recentemente ganhou espaço no Ocidente devido as suas qualidades adaptogênicas.


De acordo com os antigos textos ayurvédicos, aquele que toma Ashwagandha regularmente "obtém longevidade, recupera a juventude, mantém uma memória nítida, permanece livre de doenças, tem uma pele lustrosa e a força de um cavalo".


Normalmente você encontrará Ashwagandha na forma de pó, feito da raiz da planta seca. As folhas e os frutos também são usados ​​em alguns casos, mas isso é muito menos comum.


A combinação de Ashwagandha com especiarias picantes e ghee (manteiga clarificada) é um remédio tradicional ayurvédico para quem sofre de ansiedade. As especiarias aumentam a absorção da Ashwagandha, enquanto o ghee é uma boa fonte de gordura saudável.


Outras maneiras de usar Ashwagandha incluem: adicionar uma colher de pó em seu smoothie, tomá-lo em forma de cápsula, adicioná-lo a um copo de leite morno ou infundi-lo em álcool para criar uma espécie de tintura.

Atenção: por causa da propriedade de aquecimento da erva, o Ashwaganda pode causar irritabilidade quando utilizada por longos períodos (especialmente para quem possui Pitta como dosha predominante). Nesse caso, administre a erva por algumas semanas quando estiver se sentindo muito ansioso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade