Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Momento importante

Brasileiras optam por cesariana por medo de sentir dor no parto

Redação Bonde
21 out 2013 às 10:39
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma pesquisa especial sobre a experiência de vivenciar um parto no Brasil. A sondagem revela que a grande maioria das brasileiras (82%) está satisfeita com seu médico, que o medo da dor do parto normal é o maior motivo por trás do alto índice de cesarianas no país e que, embora bastante conectadas às redes sociais, as mulheres não andam postando notícias ao vivo enquanto estão ganhando bebê.

"Ouve-se falar muito que os médicos marcam cesarianas por sua própria conveniência de tempo e dinheiro, mas foi interessante notar nesta pesquisa como isso se combina a um medo que as brasileiras têm da dor do parto para chegar aos recordes de cirurgias que se faz aqui no Brasil", afirma Carolina Schwartz, coordenadora da pesquisa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Por outro lado, apesar dos grandes desafios que ainda envolvem o pré-natal e os partos, especialmente na rede pública, descobrimos que as mulheres estão mais contentes do que imaginávamos com a maneira como são tratadas pelos médicos e pelos outros profissionais de saúde."

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


A pesquisa Nascer no Brasil foi realizada com 1.924 leitoras do site BabyCenter Brasil que deram à luz ao longo de 2012 e responderam a quase 50 perguntas sobre suas expectativas, ansiedades e o que aconteceu antes, durante e depois do parto. Entre os destaques e tendências da sondagem estão:

Publicidade


47% das mulheres aprovaram a qualidade do pré-natal


61% fizeram o parto em um hospital do convênio médico

Publicidade


79% depilaram ou rasparam a virilha antes de ir para o hospital


56% não distribuíram lembrancinhas de maternidade

Publicidade


Cesariana por escolha


Quase metade das leitoras (48%) declararam terem marcado uma cesariana com antecedência. Uma proporção de 27% deram a luz por via vaginal e de 25% fazendo uma cesárea após tentativa de parto normal.

Publicidade


Mais de um terço (36%) das que optaram com antecedência pela cesárea citaram como motivo o medo do parto normal. Outro terço (31%) afirmou ter preferido a cirurgia eletiva por acreditar que era mais seguro para o bebê. Segundo 81% das entrevistadas que marcaram cesariana, não houve pressão do médico para agendar a cirurgia; 19% disse ter sentido tal pressão. Confira alguns depoimentos de mães que responderam à pesquisa e passaram por cesarianas:


"A impressão que tenho é que não existem tantos médicos prontos para um parto normal."

Publicidade


"Fiz por medo de acontecer alguma coisa errada e eu perder meu filho, já que eu já tinha sofrido um aborto."


Beleza é fundamental

Publicidade


Pode não ser dia de passeio, mas nem por isso a grande maioria das mamães brasileiras abriu mão de estar com boa aparência na hora do parto (e das que não tiveram nenhum cuidado de beleza o motivo foi a falta de tempo, porque o bebê nasceu antes do que previam):


57% fizeram pé e/ou mão


79% depilaram/rasparam a virilha


31% arrumaram o cabelo


"Infelizmente não deu tempo de fazer nada, pois minha bebê adiantou!", contou uma leitora do site.


Mais rede familiar, menos rede social


O nascimento de um bebê no Brasil é um evento que geralmente envolve a família toda e é cercado por um grande vai-e-vem de gente. Mas ao contrário do que indica a natureza altamente "plugada" dos internautas do país, somente 27% das mulheres declararam ter usado redes sociais para compartilhar informações diretamente do parto com familiares, contra 73% que optaram por se deslogar por completo.


A pesquisa constou que 89% das mamães receberam 20 visitantes ou menos no hospital ou maternidade após o nascimento do bebê, e apenas 11% delas tiveram a visita de 20 ou mais pessoas.

Quanto à filmagem para a posteridade, 38% das entrevistadas não quiseram, 28% não tiveram autorização do hospital e 25% gravaram todos os detalhes do nascimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade